Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

31 Agosto de 2018 | 16h55 - Actualizado em 31 Agosto de 2018 | 16h55

Produtores de arroz clamam por máquinas de descasque

Lumbala Nguimbo - Os produtores de arroz na comuna de Mussuma Mitete, município dos Bundas, província do Moxico, necessitam de uma máquina descascadora do arroz produzido na região, segundo o director local da Agricultura, Canhica Lastone

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Director local da Agricultura, Canhica Lastone

Foto: Ambrósio Sonhi

O responsável explicou que, durante a campanha agrícola 2017/2018, o município produziu 20 toneladas de arroz e que por falta de máquinas descascadoras na municipalidade obrigou os agricultores a deslocarem-se à vizinha República da Zâmbia, onde foi descascado e comercializado.

Ao falar à Angop,  Canhica Lastone pediu às estruturas competentes para apoiarem os camponeses na aquisição da descascadora, com vista a dar o devido tratamento do arroz na localidade, uma vez que o produto faz parte da cesta básica alimentar da população.

Ressaltou que o arroz produzido no município tem sido procurado por muitos consumidores, fruto da sua boa qualidade, o que estimula os agricultores locais a apostarem na sua produção em grande escala, aproveitando os lençóis de água e áreas férteis existentes na região para esse tipo de cultura.

Para a próxima campanha agrícola 2018/2019, acrescentou, o sector prevê preparar 30 hectares de terra para o cultivo de arroz, mais dez, em comparação com o igual período anterior.

O município conta com mil e 500 agricultores, distribuídos em 15 associações que se dedicam igualmente no cultivo da mandioca, batata - doce, batata rena, massango, hortaliças, entre outras culturas.

Situado a 356 quilómetros a sul da cidade do Luena, o município dos Bundas conta com uma população de 69 mil e 496 habitantes (censo 2014), distribuída em seis comunas (Missuma Mitete, Sessa, Ninda, Chiúme, Lutembo e Luvei), correspondendo uma extensão territorial de 41.290 quilómetros quadrados.

Leia também
  • 08/11/2018 16:55:53

    Moxico acena para investidor sul africano

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba convidou nesta quarta - feira, no Luena, os empresários sul africanos a investirem em diversas áreas desta região, para contribuir no seu desenvolvimento sócio económico.

  • 05/11/2018 19:15:13

    Autoridades encerram mina ilegal de diamantes

    Cangamba - Uma mina de diamantes explorada de forma ilegal no rio Cussive, comuna do Muié, município dos Luchazes, foi encerrada hoje pelas autoridades governamentais da província do Moxico, no âmbito da " Operação "Transparência" em curso no país.

  • 05/11/2018 19:01:08

    Empresas aliciam sobas para permitir exploração ilegal de madeira

    Uíge - O administrador municipal em exercício de Ambuila, Geraldo Domingos Dendo, denunciou hoje a existência de empresas que aliciam as autoridades tradicionais fazendo falsas promessas para permitir a exploração ilegal de madeira na localidade.

  • 05/11/2018 12:48:21

    Camponeses de Nacatenga recebem inputs agrícolas

    Saurimo - Vários "inputs agrícolas" e sementes, como sementes de milho, adubos, enxadas, catanas e outros meios, foram entregues domingo, na aldeia do Nacatenga, 20 quilómetros da comuna do Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), com vista a aumentar a produção.