Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Setembro de 2018 | 16h17 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 16h16

BNA fala sobre educação financeira em Saurimo

Saurimo - Estudantes das mais variadas escolas da cidade de Saurimo (Lunda Sul) e jovens de diversos extractos sociais foram informados hoje sobre a importância da educação financeira, como forma de iniciar a construir uma sociedade mais consciente em relação à poupança.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Numa promoção do Banco Nacional de Angola (BNA), os participantes foram ainda informados sobre a gestão de finanças pessoais, elaboração do orçamento familiar, consumo planeado e consciente, fazer poupança e investir, visando reforçar a necessidade da gestão financeira no seio das populações.

Segundo o representante do Banco Nacional de Angola (BNA), Faustino João, disse ser necessário que as escolas tenham bons docentes nestas áreas, de forma a transmitir conhecimentos ligados à educação financeira.

Afirmou que só deste modo será possível poupar cada vez mais recursos financeiros e contribuir na gestão da casa e das despesas correntes, bem como encontrar outras técnicas para se fazer poupança, com destaque a compras com planificação.

Indicou a importância de delegar a missão de compras a outras pessoas, pois um terceiro solicitado para tal, adquirirá apenas aquilo que lhe foi orientado, “mais do que isso, as famílias devem perceber que o dinheiro no futuro faz sempre falta, daí que é aconselhável abdicar-se do excesso de consumo diverso”, disse.

Acrescentou que em função do momento económico que o país vive é preponderante fazer poupança, analisar com profundeza o que é necessário para o consumo diário.

Faustino João aconselhou que a poupança não deve ser feita apenas em tempo de crise, mas em todos os períodos, visto que antes de fazer qualquer gasto é necessário que se faça um planeamento, um orçamento familiar, para permitir o controlo das finanças que saem.

Esta é a primeira actividade do género que o BNA leva a cabo na cidade de Saurimo, para abordar questões atinentes a educação financeira.

Leia também
  • 05/11/2018 12:48:21

    Camponeses de Nacatenga recebem inputs agrícolas

    Saurimo - Vários "inputs agrícolas" e sementes, como sementes de milho, adubos, enxadas, catanas e outros meios, foram entregues domingo, na aldeia do Nacatenga, 20 quilómetros da comuna do Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), com vista a aumentar a produção.

  • 22/10/2018 14:35:58

    Governo e Catoca analisam investimentos socioeconómicos

    Saurimo - O governo da Lunda Sul e a Sociedade Mineira de Catoca estudam a possibilidade de aprofundar e melhorar a cooperação existente nos domínios da educação, saúde, agricultura e desporto, nos próximos quatro anos.

  • 22/10/2018 14:26:40

    Sobas devem denunciar garimpeiros ilegais nas zonas diamantíferas

    Cacolo - A necessidade das autoridades tradicionais sedeadas no município do Cacolo, província da Lunda Sul, denunciarem a existência de garimpeiros ilegais nas zonas diamantíferas, foi defendida hoje, segunda-feira, em Saurimo, pelo governador provincial, Daniel Félix Neto.

  • 22/10/2018 14:15:28

    Gabinete da energia quer construir central fotovoltaica

    Cacolo - O Gabinete provincial da Energia e Água na província da Lunda Sul estuda a possibilidade de construir, no próximo ano, no município de Cacolo, numa primeira fase, uma central fotovoltaica, com capacidade para um megawatt, para oferecer energia eléctrica a mais de 27 mil habitantes.