Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Setembro de 2018 | 16h17 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 16h16

BNA fala sobre educação financeira em Saurimo

Saurimo - Estudantes das mais variadas escolas da cidade de Saurimo (Lunda Sul) e jovens de diversos extractos sociais foram informados hoje sobre a importância da educação financeira, como forma de iniciar a construir uma sociedade mais consciente em relação à poupança.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Numa promoção do Banco Nacional de Angola (BNA), os participantes foram ainda informados sobre a gestão de finanças pessoais, elaboração do orçamento familiar, consumo planeado e consciente, fazer poupança e investir, visando reforçar a necessidade da gestão financeira no seio das populações.

Segundo o representante do Banco Nacional de Angola (BNA), Faustino João, disse ser necessário que as escolas tenham bons docentes nestas áreas, de forma a transmitir conhecimentos ligados à educação financeira.

Afirmou que só deste modo será possível poupar cada vez mais recursos financeiros e contribuir na gestão da casa e das despesas correntes, bem como encontrar outras técnicas para se fazer poupança, com destaque a compras com planificação.

Indicou a importância de delegar a missão de compras a outras pessoas, pois um terceiro solicitado para tal, adquirirá apenas aquilo que lhe foi orientado, “mais do que isso, as famílias devem perceber que o dinheiro no futuro faz sempre falta, daí que é aconselhável abdicar-se do excesso de consumo diverso”, disse.

Acrescentou que em função do momento económico que o país vive é preponderante fazer poupança, analisar com profundeza o que é necessário para o consumo diário.

Faustino João aconselhou que a poupança não deve ser feita apenas em tempo de crise, mas em todos os períodos, visto que antes de fazer qualquer gasto é necessário que se faça um planeamento, um orçamento familiar, para permitir o controlo das finanças que saem.

Esta é a primeira actividade do género que o BNA leva a cabo na cidade de Saurimo, para abordar questões atinentes a educação financeira.

Leia também
  • 05/09/2018 13:08:41

    Finanças apelam dinamismo na arrecadação de receitas comunitárias

    Saurimo - O Delegado provincial das Finanças na Lunda Sul, Romão Filipe, apelou hoje, as administrações municipais a dinamizarem as suas acções, visando o aumento de fontes de arrecadação de receitas comunitárias.

  • 16/08/2018 15:26:39

    Feira agropecuária marca celebração do 50º aniversário do Dala

    Dala - Uma feira agropecuária, visando incentivar e dinamizar a produção agrícola no município do Dala, marcou hoje, quinta-feira, as festividades dos 50 anos de elevação da circunscrição à categoria de vila.

  • 16/08/2018 12:57:10

    BUE financia 32 projectos no Cacolo

    Cacolo - Trinta e dois projectos de diversos ramos de actividade dos 83 aprovados, foram financiados pelo Balcão Único do Empreendedor (BUE) em Abril de 2014, no município do Cacolo, província da Lunda Sul, informou o coordenador da instituição, José Paixão da Costa.