Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

05 Setembro de 2018 | 12h02 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 16h51

Camponeses pretendem aumentar produção de batata doce

Sumbe - Camponeses na comuna da Ngagula, município do Sumbe, província do Cuanza Sul, pretendem aumentar a produção anual de batata doce, das actuais 350 para 500 toneladas, daí pretenderem mais apoios do Governo, segundo o coordenador da Associação Havemos de Voltar, Aspirante Pedro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Colheita da batata doce no Projecto Agro-pecuário da Quiminha (arquivo)

Foto: Lucas Neto

Em declarações hoje à Angop, Aspirante Pedro referiu que os camponeses associados necessitam de moto-bombas, enxadas, catanas e limas para aumentarem as áreas de produção 35 hectares para 50 e o consequente aumento da produção de batata doce.

Disse se a direcção da agricultura proceder a entrega deste material na presente época agrícola, a iniciar a 15 de Setembro, será um grande incentivo para a redução da fome e o combate à pobreza na comuna.

Recentemente, o governador provincial do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, prometeu apoiar com instrumentos agrícolas às famílias camponesas associadas da Ngangula.

“A comuna da Ngangula possui solos férteis, bacia hídrica e pessoas capazes para alavancar a agricultura na região e tornar-se na maior produtora de bata doce na província”, disse na altura.

Durante última época agrícola,  associação comercializou para os diversos mercados da província cerca de 350 toneladas de batata doce.

Leia também
  • 08/11/2018 12:01:22

    Projecto agrícola de Lukunga prevê colher 161 toneladas de produtos

    Mbanza Kongo - Cento e 61 toneladas de produtos agrícolas diversos esperam ser colhidas na campanha 2018/2019 na fazenda denominada Colina de Lukunga, no município do Tomboco, província do Zaire.

  • 05/11/2018 17:20:27

    Madang EP sem qualquer ligação aos entrepostos de madeira

    Luanda - O Ministério da Agricultura e Florestas esclareceu em hoje, em nota de imprensa, que a empresa Madang EP não tem qualquer ligação com a gestão dos entrepostos de produtos florestais em construção no País e muito menos é gerida por cidadãos de nacionalidade chinesa.

  • 03/11/2018 17:33:59

    Aumento da produção potencia sector agro-alimentar

    Luanda - O aumento da produção agropecuária poderá potenciar e estabilizar o sector agro-alimentar no País, com vista a garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos, considerou hoje (sábado), em Luanda, o secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, Carlos Alberto Jaime Pinto.

  • 02/11/2018 12:24:13

    Israel disponibiliza USD 300 milhões para projectos agrícolas

    Mbanza Kongo - Trezentos milhões de dólares norte americanos é o valor que o Estado de Israel dispõe para financiar projectos agrícolas em Angola, anunciou quinta-feira, no município do Tomboco, província do Zaire, o seu embaixador, Oren Rozenblat.