Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

05 Setembro de 2018 | 12h02 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 12h02

Camponeses pretendem aumentar produção de batata doce

Sumbe - Camponeses na comuna da Ngagula, município do Sumbe, província do Cuanza Sul, pretendem aumentar a produção anual de batata doce, das actuais 350 para 500 toneladas, daí pretenderem mais apoios do Governo, segundo o coordenador da Associação Havemos de Voltar, Aspirante Pedro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Colheita da batata doce no Projecto Agro-pecuário da Quiminha (arquivo)

Foto: Lucas Neto

Em declarações hoje à Angop, Aspirante Pedro referiu que os camponeses associados necessitam de moto-bombas, enxadas, catanas e limas para aumentarem as áreas de produção 35 hectares para 50 e o consequente aumento da produção de batata doce.

Disse se a direcção da agricultura proceder a entrega deste material na presente época agrícola, a iniciar a 15 de Setembro, será um grande incentivo para a redução da fome e o combate à pobreza na comuna.

Recentemente, o governador provincial do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, prometeu apoiar com instrumentos agrícolas às famílias camponesas associadas da Ngangula.

“A comuna da Ngangula possui solos férteis, bacia hídrica e pessoas capazes para alavancar a agricultura na região e tornar-se na maior produtora de bata doce na província”, disse na altura.

Durante última época agrícola,  associação comercializou para os diversos mercados da província cerca de 350 toneladas de batata doce.

Leia também
  • 04/09/2018 15:33:22

    Governador incentiva aumento de captura de peixe

    Sumbe - Os pescadores associados na comuna da Ngangula, município do Sumbe , foram nesta terça feira incentivados a aumentarem a quantidade de pescado capturada no rio Keve, com vista a combater a fome e a pobreza.

  • 03/09/2018 16:06:12

    Pescadores do Kissanje recebem material de pesca

    Sumbe- Pescadores associados na comuna do Kissanje, município do Ebo, receberam hoje matérias de pesca, com vista a aumentar a captura de pescado no rio Keve.

  • 31/08/2018 16:16:31

    País precisa de seis mil fiscais florestais

    Luanda - O Ministério da Agricultura e Florestas necessita de seis mil fiscais formados, para responder às necessidades do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), informou nesta sexta-feira, em Luanda, o director Nacional do IDF, Simão Zau.