Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Setembro de 2018 | 19h14 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 19h23

Direito tributário ganha obra científica

Luanda - O direito tributário em Angola conta, a partir de hoje, com uma obra científica denominada "Garantias dos contribuintes Percurso do Procedimento Tributária", que visa elucidar os direitos e as obrigações fiscais dos agentes económicos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cláudio Paulino dos Santos

Foto: Rosário dos Santos

"Garantia dos Contribuintes no Percurso do Procedimento Tributária" obra de Cláudio Paulino dos Santos

Foto: António Escrivao

O manual, dividido em nove capítulos e composto por 361 páginas, resulta, fundamentalmente, das reclamações dos contribuintes e estudantes, que clamavam pela existência de uma obra que sirva de base para o estudo do direito tributário no país, de acordo com o autor do livro, Cláudio Paulino dos Santos.

Na ocasião, o também docente universitário advogou a necessidade dos cidadãos cumprirem com as suas obrigações fiscais, porque o imposto constitui um bem comum que beneficia todos.

As garantias petitórias e impugnatórias dos contribuintes, bem como o processo de execução fiscal e o regime da redução das multas, que mostra o “modus operandi”, também fazem parte desta obra, que custa quatro mil kwanzas.   

Além deste livro, Cláudio dos Santos também é autor da obra "O regime jurídico dos centros comerciais em Angola", que retrata a figura do centro comercial angolano.

O Direito Tributário  é o segmento do Direito Financeiro que define como serão cobrados aos cidadãos (os contribuintes) os tributos e outras obrigações a ele relacionadas, para gerar receita para o Estado (Fisco).

Este ramo do direito tem como contraparte o direito fiscal ou orçamental que é o conjunto de normas jurídicas destinadas à regulamentação do financiamento das actividades do Estado.

O Direito Tributário e o Direito Fiscal estão ligados, por meio do Direito Financeiro, ao Direito Público. Esta disciplina ocupa-se das relações jurídicas entre o Estado e as pessoas de Direito Privado, concernentes à instituição, imposição, escrituração, fiscalização e arrecadação dos impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Assuntos Economia   Finanças  

Leia também
  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 02/02/2019 17:06:36

    Angola: Contabilistas públicos buscam transparência na execução do erário

    Luanda - A aplicação do quadro Normativo Contabilístico Internacional (IPSAS) no sector público em Angola, previsto até 2023, pode contribuir na melhoria da imagem da país no exterior e conquistar uma maior confiança dos investidores, disse este sábado, em Luanda, a especialista Ana Calado Pinto.

  • 02/02/2019 07:25:27

    Metas do Prodesi passam por financiamento bancário

    Luanda - Os bancos comerciais terão papel fundamental, através da disponibilização do crédito, nos projectos do Programa de Apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações "PRODESI", argumentaram economistas ouvidos pela Angop.