Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Setembro de 2018 | 19h14 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 19h14

Direito tributário ganha obra científica

Luanda - O direito tributário em Angola conta, a partir de hoje, com uma obra científica denominada "Garantia dos contribuintes, que visa elucidar os direitos e as obrigações fiscais dos agentes económicos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O manual, dividido em nove capítulos e composto por 361 páginas, resulta, fundamentalmente, das reclamações dos contribuintes e estudantes, que clamavam pela existência de uma obra que sirva de base para o estudo do direito tributário no país, de acordo com o autor do livro, Cláudio Paulino dos Santos.

Na ocasião, o também docente universitário advogou a necessidade dos cidadãos cumprirem com as suas obrigações fiscais, porque o imposto constitui um bem comum que beneficia todos.

As garantias petitórias e impugnatórias dos contribuintes, bem como o processo de execução fiscal e o regime da redução das multas, que mostra o “modus operandi”, também fazem parte desta obra, que custa quatro mil kwanzas.   

Além deste livro, Cláudio dos Santos também é autor da obra "O regime jurídico dos centros comerciais em Angola", que retrata a figura do centro comercial angolano.

O Direito Tributário  é o segmento do Direito Financeiro que define como serão cobrados aos cidadãos (os contribuintes) os tributos e outras obrigações a ele relacionadas, para gerar receita para o Estado (Fisco).

Este ramo do direito tem como contraparte o direito fiscal ou orçamental que é o conjunto de normas jurídicas destinadas à regulamentação do financiamento das actividades do Estado.

O Direito Tributário e o Direito Fiscal estão ligados, por meio do Direito Financeiro, ao Direito Público. Esta disciplina ocupa-se das relações jurídicas entre o Estado e as pessoas de Direito Privado, concernentes à instituição, imposição, escrituração, fiscalização e arrecadação dos impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Assuntos Economia   Finanças  

Leia também
  • 06/09/2018 16:32:45

    Songo produz primeiras mudas de banana bio-natural

    Uíge - Setecentas plantinhas diversa de banana foram já produzidas no centro nacional de investigação da banana instalado há três meses no município do Songo, a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, numa iniciativa privada.

  • 06/09/2018 10:47:58

    Brent abre em baixa em Londres

    Londres - O barril do petróleo Brent para entrega em Novembro abriu nesta quinta-feira em baixa no mercado de futuros de Londres, cotado a US$ 77,10, variação de 0,17%.

  • 05/09/2018 17:56:41

    Uso do calcário na correcção dos solos será reflectido em workshop

    Luanda - Um workshop com o tema "Uso do calcário dolomítico para a recuperação e estabilização dos solos de Angola" será realizado na próxima quarta-feira(12), em Luanda, numa iniciativa dos ministérios dos Recursos Minerais e Petróleos e da Agricultura e Florestas.