Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Setembro de 2018 | 14h59 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 14h59

ENDE expande rede eléctrica em Mbanza Kongo e no Soyo

Mbanza Kongo - Cinco mil novas ligações domiciliares de energia eléctrica começaram a ser executadas em finais do mês de Agosto deste ano, nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, província do Zaire, pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Subestação Eléctrica 220/60Kv de Lubamba

Foto: Pedro Moniz Vidal

Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o diretor do centro de distribuição da ENDE na região, Mazali Novais Paulo, explicou que Mbanza Kongo vai ganhar duas mil novas ligações domiciliares e o Soyo, três mil.

Precisou que, actualmente, decorrem os trabalhos de construção de uma linha de baixa tensão para as zonas da Bela Vista, bairro 11 de Novembro, e Mbanza Mazina, periferia da cidade de Mbanza Kongo.

Explicou que quatro postos de transformação de energia (PTE) com uma potência de 630 kvas cada serão instalados nos referidos bairros de Mbanza Kongo, numa empreitada que se prevê durar cerca de seis a nove meses.

Segundo disse, este projecto tem por finalidade substituir todas as fontes térmicas que atendem alguns bairros da capital da província do Zaire para os ligar à rede nacional suportada pela energia produzida por centrais hidroeléctricas do país.

Quanto ao município do Soyo, o responsável disse estar também em curso trabalhos similares nos bairros da Paróquia, Nkunga-a-Yenguele e Fina, para a expansão e melhoria do fornecimento de energia eléctrica aos citadinos.

Enquanto nos municípios do Nzeto, Cuimba e Tomboco o arranque da empreitada de expansão da rede e electrificação domiciliar está prevista para uma fase posterior.

Fez saber que 19 mil clientes já beneficiam da energia elétrica da rede nacional, nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Nzeto.
 

A província do Zaire conta com uma população estimada em 596 mil e 428 habitantes distribuídos pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui.

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 05/02/2019 10:48:40

    Cuimba ganha primeira agência bancária

    Mbanza Kongo - A vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade de Mbanza Kongo, conta, desde segunda-feira, com uma dependência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), a primeira a abrir as portas naquela localidade, desde 1975.

  • 02/02/2019 19:13:44

    China promete mais investimentos nos sectores da agricultura e indústria

    Soyo - O embaixador da China em Angola, Cui Aimin, reiterou sexta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, o apoio do seu país no desenvolvimento dos sectores da agricultura e indústria.

  • 29/01/2019 20:31:53

    Reunião da bacia do rio Cunene decorre em Laúca

    Luanda - Delegações do Ministério da Energia e Águas de Angola da Namibia iniciaram hoje, na barragem de Laúca, em Malanje, 29ª reunião dos comités de trabalho do Gabinete do Projecto para construção da barragem de Baynes e o Grupo de Trabalho Calueque.

  • 28/01/2019 22:58:50

    Sector eléctrico trabalha no aumento da oferta de energia

    Luanda - O Ministério da Energia e Águas está a desenvolver um programa de construção de infra-estruturas de grande capacidade, que vai permitir aumentar a oferta de energia ao país.