Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Setembro de 2018 | 12h44 - Actualizado em 07 Setembro de 2018 | 17h37

Eficiência no sector mineiro passa pela reestruturação - ministro

Soyo - A reestruturação do sector geológico-mineiro em curso no País vai melhorar a eficiência e aumentar a contribuição desta área da actividade à economia nacional, afirmou quinta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Pormenores da Fábriga -Angola LNG

Foto: João F. Cuti

Zaire: Diamantino Azevedo-Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos

Foto: João F. Cuti

O ministro fez essa afirmação à imprensa, no final da sua visita de algumas horas ao município do Soyo, frisando que a referida reestruturação incidirá, fundamentalmente, em duas empresas pública e concessionária do sector, nomeadamente a Endiama e a Ferrangol.

Para o efeito, avançou que está em curso a preparação de todo o processo que culminará com a separação da função de concessionária, por se entender que essas empresas só se tornarão mais eficientes quando se dedicarem efectivamente ao seu objecto social.

Apontou a prospecção, exploração e o condicionamento dos recursos minerais como sendo a vocação das aludidas empresas que passam à reestruturação.

Reiterou que se pretende com a anunciada reestruturação, tornar essas empresas mais eficientes, rentáveis e que contribuam significativamente para o desenvolvimento económico sustentável do país.

Num outro desenvolvimento, o governante explicou que a criação da Agência Nacional de Petróleo e Gás é também um processo, com calendarização e programação aprovadas, tendo iniciado com a nomeação, pelo Presidente da República, da comissão instaladora e do grupo de acompanhamento da instalação da Agência.

De acordo com Diamantino Azevedo, o processo está em curso, com passos devidamente estabelecidos, augurando que o mesmo se traduza sem qualquer situação de desestabilização para que na sua efectivação traga melhorias para os sectores referenciados.

Explicou que a Agência de Petróleo e Gás veio assumir a função de concessionária nacional de hidrocarbonetos em substituição da Sonangol.

Durante a sua estada de algumas horas no Soyo, o ministro visitou a fábrica de processamento do gás natural liquefeito, Angola-LNG.
 

Leia também
  • 06/02/2019 11:23:48

    Camponeses mais capacitados sobre práticas agrícolas

    Mbanza Kongo - Noções que se prendem com a aplicação de adubos, densidade de sementeira, compasso e tamanho das estacas de mandioca, obtenção, selecção e cultivo em curvas de níveis para a protecção dos solos foram transmitidas a 572 camponeses na província do Zaire, no decorrer da primeira fase da campanha agrícola 2018/2019.

  • 05/02/2019 10:48:40

    Cuimba ganha primeira agência bancária

    Mbanza Kongo - A vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade de Mbanza Kongo, conta, desde segunda-feira, com uma dependência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), a primeira a abrir as portas naquela localidade, desde 1975.

  • 02/02/2019 19:13:44

    China promete mais investimentos nos sectores da agricultura e indústria

    Soyo - O embaixador da China em Angola, Cui Aimin, reiterou sexta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, o apoio do seu país no desenvolvimento dos sectores da agricultura e indústria.

  • 26/01/2019 14:34:52

    Apreendidos USD 90 mil no posto fronteiriço do Luvo

    Mbanza Kongo - Noventa mil dólares norte americanos que estavam a ser transportados para a República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos sexta-feira, na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.