Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Setembro de 2018 | 12h44 - Actualizado em 07 Setembro de 2018 | 17h37

Eficiência no sector mineiro passa pela reestruturação - ministro

Soyo - A reestruturação do sector geológico-mineiro em curso no País vai melhorar a eficiência e aumentar a contribuição desta área da actividade à economia nacional, afirmou quinta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Pormenores da Fábriga -Angola LNG

Foto: João F. Cuti

Zaire: Diamantino Azevedo-Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos

Foto: João F. Cuti

O ministro fez essa afirmação à imprensa, no final da sua visita de algumas horas ao município do Soyo, frisando que a referida reestruturação incidirá, fundamentalmente, em duas empresas pública e concessionária do sector, nomeadamente a Endiama e a Ferrangol.

Para o efeito, avançou que está em curso a preparação de todo o processo que culminará com a separação da função de concessionária, por se entender que essas empresas só se tornarão mais eficientes quando se dedicarem efectivamente ao seu objecto social.

Apontou a prospecção, exploração e o condicionamento dos recursos minerais como sendo a vocação das aludidas empresas que passam à reestruturação.

Reiterou que se pretende com a anunciada reestruturação, tornar essas empresas mais eficientes, rentáveis e que contribuam significativamente para o desenvolvimento económico sustentável do país.

Num outro desenvolvimento, o governante explicou que a criação da Agência Nacional de Petróleo e Gás é também um processo, com calendarização e programação aprovadas, tendo iniciado com a nomeação, pelo Presidente da República, da comissão instaladora e do grupo de acompanhamento da instalação da Agência.

De acordo com Diamantino Azevedo, o processo está em curso, com passos devidamente estabelecidos, augurando que o mesmo se traduza sem qualquer situação de desestabilização para que na sua efectivação traga melhorias para os sectores referenciados.

Explicou que a Agência de Petróleo e Gás veio assumir a função de concessionária nacional de hidrocarbonetos em substituição da Sonangol.

Durante a sua estada de algumas horas no Soyo, o ministro visitou a fábrica de processamento do gás natural liquefeito, Angola-LNG.
 

Leia também
  • 08/11/2018 12:01:22

    Projecto agrícola de Lukunga prevê colher 161 toneladas de produtos

    Mbanza Kongo - Cento e 61 toneladas de produtos agrícolas diversos esperam ser colhidas na campanha 2018/2019 na fazenda denominada Colina de Lukunga, no município do Tomboco, província do Zaire.

  • 05/11/2018 16:51:45

    Clientes do BPC agastados com encerramento do balcão

    Mbanza Kongo - Os clientes do Banco de Poupança e Crédito (BPC) em Mbanza Kongo, província do Zaire, reconheceram hoje, segunda-feira, estarem a atravessar imensas dificuldades nas transacções bancárias com o encerramento, há dias, do segundo posto de atendimento nesta cidade.

  • 05/11/2018 12:58:56

    BPC encerra balcão em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) procedeu, há dias, ao encerramento do seu segundo balcão de atendimento na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, soube hoje, segunda-feira, a Angop.

  • 04/11/2018 22:01:47

    Peritos de Angola e Zâmbia preparam reunião ministerial sobre petróleo e gás

    Lusaka - Especialistas angolanos e zambianos realizaram neste domingo, em Lusaka, um encontro a fim de preparar a reunião desta segunda-feira entre o ministro angolano dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, e seu homólogo zambiano da Energia, Matthew Nkhuwa.