Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

05 Setembro de 2018 | 20h00 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 20h00

Huambo aposta na inovação para triplicar produção agrícola

Huambo - A aposta na inovação constitui a prioridade das autoridades da província do Huambo, com finalidade de triplicar, a partir da campanha que se avizinha, a produção agrícola, de modo a criar uma cadeia de segurança alimentar aceitável.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Tractor lavra o campo

Foto: Angop

O facto foi assumido hoje, quarta-feira, em declarações à Angop, pelo director do Gabinete local da Agricultura, Abrantes Carlos, ao anunciar que na campanha agrícola 2018/2019 o processo de assistência técnica às 211 mil famílias camponesas, através das escolas de campo, será reforçado.

Para o efeito, fez saber que a província vai contar com 305 escolas de campo, contra as 106 da campanha anterior, sendo que as mesmas assumem-se como instrumentos valiosos para a transferência de tecnologias para o sector familiar, tendo em conta o seu fim de capacitar os camponeses no uso correcto dos fertilizantes, tratamento da terra, preservação das sementes, entre outros conteúdos.

Informou que a iniciativa, delineada em 2017, vai permitir que os camponeses, organizados em associações e cooperativas, tenham maior domínio sobre a utilização das sementes e de outros conteúdos relacionados com a agricultura, aumentando, assim, a produtividade.

Abrantes Carlos fez saber que a província do Huambo conta, actualmente, com sete mil toneladas de adubo, mais duas mil que na época agrícola passada, 1.500 toneladas de sulfato de amónio, mil de ureia, 50 pulverizadores, mil limas, 10 mil charruas para tracção animal, mil enxadas e seis toneladas de calcário dolomítico, para correcção de solos, contra as anteriores duas mil.

Disse terem sido adquiridas, pelo Governo da província, 600 toneladas de sementes de milho, 17 outras de feijão, destinadas para 90 mil famílias camponesas, das 211 mil existentes, visando uma campanha agrícola que permita o aumento da produção.

Sem detalhar dados comparativos, o responsável disse que o sector pretende, para a próxima campanha agrícola, corrigir mais de nove mil hectares de terra, com calcário dolomítico, numa altura em que, em coordenação com a Direcção nacional do Instituto de Desenvolvimento Agrícola, está a trabalhar na aquisição de tractores, através de empresas privadas, para o reforço da agricultura mecanizada.

Estima-se, para a próxima campanha agrícola, a colheita de 102 mil toneladas de cereais, com realce para o milho, 31.500 de leguminosas, 216 mil de raízes e tubérculos, assim como produzir o triplo de hortícolas e frutíferas, sendo que na campanha anterior foram recolhidas nos campos agricultáveis da província um milhão, 113 mil e 431 toneladas de produtos diversos.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também