Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Setembro de 2018 | 17h38 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 17h38

Lunda-Sul: Clientes da ENDE devem mais de 600 milhões de Kwanzas

Saurimo - Seiscentos e setenta e nove milhões de kwanzas é o valor da dívida acumulada desde Janeiro até a presente data, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, revelou neste sábado, o director da instituição, João Filipe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável disse que a referida dívida tem estado a condicionar o programa de requalificação e expansão da rede de distribuição, bem como a instalação e manutenção de Postos de transformação (PT'S).

Actualmente a nível da província, prosseguiu, a ENDE conta com 11 mil e 642 clientes, dos mais de 700 no município do Dala, que beneficiam da energia provenientes de duas centrais térmicas, barragem hidroeléctrica do Chicapa e Tchihumbwe.

Acrescentou que a província tem uma potência instalada de 17.5 megawatts, estando apenas disponíveis 16.5.

“Com esta capacidade, a distribuição de energia eléctrica na cidade de Saurimo é regular, ou seja, 24/24, ao contrário dos dois anos anteriores onde o fornecimento era de 16 às 8 horas, devido à escassez de combustível”, realçou.

Disse que para a expansão da rede pública na província, está em carteira e contempla a instalação de 47 novos PT’S, fruto da construção em curso das centrais térmicas do Txicumina e Nhama, de 19.6 e 20 megawatts, respectivamente.

Com a entrada em funcionamento das referidas centrais, a província terá uma capacidade instalada de 56 megawatts de energia eléctrica.

Leia também
  • 31/01/2019 17:47:33

    Governador promete apoios para fomento agrícola

    Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, prometeu hoje, quinta-feira, em Saurimo, apoiar os camponeses com instrumentos agrícolas e sementes, no âmbito da estratégia do Governo de combate à fome e à pobreza.

  • 30/01/2019 18:50:35

    Administração do Dala prioriza expansão da rede eléctrica

    Saurimo - A expansão da rede eléctrica, com vista o consumo total dos dois megawatts disponíveis no aproveitamento hidroelétrico do Tchihumbwe para o município do Dala, consta das prioridades da referida administração para o presente ano económico.

  • 30/01/2019 17:53:19

    Banco Sol e empresas diamantíferas apoiam empreendedores do Leste

    Moxico - O Banco Sol e as empresas diamantíferas que operam nas províncias do Moxico e da Lunda Norte e Lunda Sul vão apoiar, a partir deste ano, projectos económicos desenvolvidos pelos jovens do Leste de Angola, visando a criação de riquezas e empregos.

  • 29/01/2019 04:26:16

    Administração do Cazengo prepara terra para camponeses

    Ndalatando - Pelo menos 20 hectares de terra para o cultivo da mandioca, feijão, milho e ginguba começaram a ser preparados desde segunda-feira (28), na localidade da Camoma, município do Cazengo, província do Cuanza Norte, pela administração local.