Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Setembro de 2018 | 17h38 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 17h38

Lunda-Sul: Clientes da ENDE devem mais de 600 milhões de Kwanzas

Saurimo - Seiscentos e setenta e nove milhões de kwanzas é o valor da dívida acumulada desde Janeiro até a presente data, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, revelou neste sábado, o director da instituição, João Filipe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável disse que a referida dívida tem estado a condicionar o programa de requalificação e expansão da rede de distribuição, bem como a instalação e manutenção de Postos de transformação (PT'S).

Actualmente a nível da província, prosseguiu, a ENDE conta com 11 mil e 642 clientes, dos mais de 700 no município do Dala, que beneficiam da energia provenientes de duas centrais térmicas, barragem hidroeléctrica do Chicapa e Tchihumbwe.

Acrescentou que a província tem uma potência instalada de 17.5 megawatts, estando apenas disponíveis 16.5.

“Com esta capacidade, a distribuição de energia eléctrica na cidade de Saurimo é regular, ou seja, 24/24, ao contrário dos dois anos anteriores onde o fornecimento era de 16 às 8 horas, devido à escassez de combustível”, realçou.

Disse que para a expansão da rede pública na província, está em carteira e contempla a instalação de 47 novos PT’S, fruto da construção em curso das centrais térmicas do Txicumina e Nhama, de 19.6 e 20 megawatts, respectivamente.

Com a entrada em funcionamento das referidas centrais, a província terá uma capacidade instalada de 56 megawatts de energia eléctrica.

Leia também
  • 07/09/2018 15:30:56

    BNA incentiva cultura de bancarização

    Saurimo - Uma campanha de abertura de contas, apenas por 100 kwanzas, denominada "Bankita", foi realizada hoje, em Saurimo, pela Delegação Regional do Banco Nacional de Angola (BNA), que compreende as províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Malanje.

  • 07/09/2018 13:03:51

    MINEA analisa plano director do sector eléctrico 2018/2040

    Saurimo - O plano director de desenvolvimento do sistema eléctrico 2018/2040 e a optimização de recursos e procedimentos para melhorar o fornecimento de energia e água na região leste de Angola vão dominar o VIII Conselho Consultivo Alargado do Ministério de Energia e Água (MINEA), a realizar-se segunda-feira próxima, na cidade de Saurimo.

  • 06/09/2018 16:17:08

    BNA fala sobre educação financeira em Saurimo

    Saurimo - Estudantes das mais variadas escolas da cidade de Saurimo (Lunda Sul) e jovens de diversos extractos sociais foram informados hoje sobre a importância da educação financeira, como forma de iniciar a construir uma sociedade mais consciente em relação à poupança.