Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Setembro de 2018 | 17h17 - Actualizado em 14 Setembro de 2018 | 17h17

BPC vai financiar pequenas e médias empresas

Luanda - Oitenta por cento do valor global dos investimentos das pequenas e médias empresas (PME's) que actuam nos sectores da indústria, agro-pecuária, energia e águas e pescas serão financiados pelo Banco de Poupança e Crédito.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o sector da Agricultura estão destinados o equivalente em Kwanza a três milhões e 300 mil dólares, a indústria vai beneficiar de USD 4 milhões e 400 mil, energia e águas USD 3 milhões e 750 mil e pescas dois milhões e 750.

Esta informação foi avançada nesta sexta-feira pelo analista de crédito da direcção das pequenas e médias empresas do BPC, José Muacaxabala, durante o lançamento do Projecto denominado “Produto BPC-BAD”, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

A iniciativa, que não determina o número de empresas a serem apoiadas, também será destinada a mulheres empreendedoras ligadas às PME'S, com investimentos a médio e longo prazo, para apoiar no processo de diversificação da economia nacional e reforçar a rentabilidade do negócio.

Para adesão deste financiamento, as empresas solicitantes devem exercer uma das actividades elegíveis e devidamente legalizada, estudo de viabilidade económica do projecto, carta de solicitação do crédito, seguro regularizado, entre outros requisitos.

Para a adesão ao financiamento, a taxa de juro indexada varia de 8,5 a 10,5 por cento a não indexada está avaliada de 19 a 23 por cento.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio Angola/África do Sul, Victoriano Nicolau, disse ser uma boa iniciativa no apoio à classe empresarial, mas deve ser feito com transparência, sem burocracia excessiva e tendo como principal destinatário o empresariado com contabilidade organizada e outros requisitos que permitam a continuidade da sua actividade.

Referiu que o apoio a 100 por cento permitiu que muitos empresários relaxassem, tendo justificado que um financiamento com capital próprio e alheio vai mitigar os riscos dos investimentos e permitir maior responsabilidade da parte dos investidores.

Assuntos Banca  

Leia também
  • 05/11/2018 16:51:45

    Clientes do BPC agastados com encerramento do balcão

    Mbanza Kongo - Os clientes do Banco de Poupança e Crédito (BPC) em Mbanza Kongo, província do Zaire, reconheceram hoje, segunda-feira, estarem a atravessar imensas dificuldades nas transacções bancárias com o encerramento, há dias, do segundo posto de atendimento nesta cidade.

  • 05/11/2018 12:58:56

    BPC encerra balcão em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) procedeu, há dias, ao encerramento do seu segundo balcão de atendimento na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, soube hoje, segunda-feira, a Angop.

  • 26/10/2018 17:36:57

    Banco Atlântico focado no sector produtivo local

    Cuito - O Banco Millennium Atlântico pretende financiar o sector produtivo na província do Bié, através de apoio aos empresários, com projectos viáveis, de modo a alavancar a economia local.

  • 24/10/2018 19:17:53

    BNA realiza Oficina de Educação Financeira

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) promove, em Benguela, de 27 deste mês a 04 de Novembro, a Oficina de Educação Financeira, com o tema “A brincar se aprende a poupar”, no âmbito do Programa de Educação Financeira.