Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

11 Setembro de 2018 | 11h43 - Actualizado em 11 Setembro de 2018 | 11h43

Quadros do governo capacitados sobre inovação das UCP

Ndalatando - Mais de cinquenta quadros do governo da província do Cuanza Norte entre os quais administradores municipais participam, de 10 a 13 deste mês, nesta localidade, num seminário sobre o novo modelo de implementação das unidades de contratação pública (UCP).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Quadros do governo capacitados sobre inovações no sistema de contratação pública

Foto: Angop

Promovido pelo Ministério das Finanças, o seminário visa capacitar os quadros locais sobre as disposições e implementação do Decreto Presidencial 88/18, de 6 de Abril, que consagra medidas de sustentabilidade, padronização dos métodos, centralização dos processos e cumprimento rigoroso dos normativos sobre contratação pública.

O vice-governador do Cuanza Norte para o sector técnico e infra-estruturas, Mendonça Luís, destacou na abertura do encontro a relevância da formação, referindo que mesmo vai contribuir para a melhoria do funcionamento das unidades de contratação pública a serem criadas ao nível dos governos provinciais.

O técnico e formador do Ministério das Finanças, Joelsin Francisco, esclareceu que, com a criação da Unidade de Contratação Pública, os gabinetes de estudo e planeamento deixarão de ter a responsabilidade de celebrar os contratos de investimento público, passando tal missão a ser exercida pelas secretarias gerais do governo provincial e administrações municipais.

Tal medida decorre do facto de se constatar uma insuficiência no acompanhamento do ciclo de vida dos contratos públicos, falta de uniformização dos métodos de celebração contratual, dificuldade na responsabilização dos investidores e dispersão de actividades, disse.

Por isso, disse, a implementação em breve da UCP destina-se a promover a normalização dos processos de contratação pública, maior difusão dos documentos padrão, concentração das comunicações de contratação pública num único sistema e assegurar maior rapidez, controlo e eficiência do sistema de contratação à luz das disposições do decreto presidencial 88/18.

Leia também
  • 31/08/2018 06:16:35

    INADEC regista 28 infracções em seis meses

    Ndalatando - Vinte e oito infracções foram registadas pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), na província do Cuanza Norte, durante o primeiro semestre e deste ano, menos quatro em relação ao igual período de 2017, disse quinta-feira o responsável da instituição, Eugénio Francisco Panzo.

  • 29/08/2018 11:42:01

    Mais de duas mil famílias inqueridas no Cuanza Norte

    Ndalatando - Duas mil e 548 famílias foram inquiridas, de Março a Julho último, na província do Cuanza Norte, durante a primeira fase do Inquérito Sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (Idrea), pelos serviços locais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

  • 29/08/2018 11:34:44

    Governador quer reforço de verbas do OGE para Cuanza Norte

    Ndalatando - Com um tecto previsto de seis biliões de kwanzas, o governo do Cuanza Norte quer um aumento das verbas no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2019, destinadas à província, com vista a alcançar as metas preconizadas.