Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Outubro de 2018 | 19h34 - Actualizado em 15 Outubro de 2018 | 19h34

Bancos comerciais multados por violarem dever de informar

Luanda - O Banco Económico (BE), o BFA e o Millennium Atlântico (BMA) foram multados por violarem o dever de prestar informações à Comissão do Mercado de Capitais (CMC), soube hoje a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Edifício Sede do Banco Económico

Foto: Photographer:Walter Fernandes

Com  base  na  Lei de  Bases  das  Instituições  Financeiras (LBIF),  o   BMA e  o BE   vão  pagar  uma  multa  no valor  de  900 mil  kwanzas cada, de acordo com um  documento da  CMC publicado  sexta-feira, 12 de  Outubro, na  sua  página oficial na internet.

Já  ao BFA, a  CMC  aplicou  uma  multa no valor de  450 mil kwanzas,  sob a forma de transacção também prevista na alínea e) do artigo 151.º da Lei n.º 12/15, de 17 de Junho da  Lei de Bases das Instituições Financeiras.

Outra multa, no valor  de 900 mil kwanzas, foi  aplicada  ao agente de intermediação  financeira  Odell  Gloval  Invertor-Sociedade  Gestora  de Organismos de Investimento colectivo,  também pela  prática  de transgressão previstas na Lei de  Bases  das Instituições  Financeiras (LBIF).

 Referir que, pela segunda  vez que o  Banco  Económico  e a  Odell  Global  Investors  incorrem a  multa de  género. Em Março  e  Junho deste ano,  respectivamente,  as  duas instituições foram  multadas  no valor de  450 mil kwanzas.

O  Banco Prestígio  também  foi outra instituição que  foi multada, com  o valor  450 mil kwanzas, em Junho  deste ano, por  transgressão a LBIF.

A Comissão de Mercado de Capitais (CMC)  tem como missão a regulação, supervisão, fiscalização e a promoção do mercado de valores mobiliários e das actividades que envolvam todos os agentes que nele intervenham, directa ou indirectamente, nos termos do Decreto Presidencial n.º 54/13, de 06 de Junho (Estatuto Orgânico da CMC).
 

Assuntos Banca  

Leia também
  • 05/02/2019 10:48:40

    Cuimba ganha primeira agência bancária

    Mbanza Kongo - A vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade de Mbanza Kongo, conta, desde segunda-feira, com uma dependência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), a primeira a abrir as portas naquela localidade, desde 1975.

  • 28/01/2019 18:03:02

    BNA baixa taxa de juro para 15,75%

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu baixa a taxa básica de juro de 16,5 por cento, para 15,75 % decisão foi impulsionada pelo facto da inflação homóloga ter tido uma trajectória decrescente em 2018, bem como a contracção da Base Monetária de 10,71%.

  • 22/01/2019 17:35:50

    BPC retoma crédito salário antecipado

    Cuito - O Banco de Poupança e Credito (BPC) procedeu hoje, na cidade do Cuito, à reabertura na província do Bié do crédito salário antecipado.

  • 22/01/2019 12:17:54

    BPC assina protocolo de antecipação de salários

    Lubango - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) assinou hoje, no Lubango, um protocolo com várias instituições públicas, para que os funcionários destes organismos possam beneficiar do serviço "BPC salário antecipado protocolado".