Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Outubro de 2018 | 17h15 - Actualizado em 29 Outubro de 2018 | 17h15

Capturadas mais de 13 mil toneladas de pescado

Caxito - Treze mil toneladas e 916 quilogramas de pesca artesanal de pequena escala foram capturadas de Janeiro a Setembro deste ano, na província do Bengo, informou hoje em Caxito, o chefe do Departamento da Agricultura, Pecuária e Florestas, do Gabinete Provincial da Agricultura, Eliseu Simão Mateus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o responsável disse que até ao final do ano em curso a tendência é aumentar este número de captura da pesca artesanal de pequena escala, comparativamente ao ano de 2017, que foram capturadas 15 mil toneladas e 963 quilogramas do pescado.

O responsável considerou bom o desempenho dos pescadores e a colaboração dos coordenadores das comunidades no fornecimento da cifra de captura da pesca artesanal.

Afirmou que a direcção controla 315 embarcações, deste número 200 embarcações estão equipadas com motores, que apoiam pescadores organizados em cooperativas, sete fiscais de pescas e 50 observadores comunitários, sendo ainda um número exíguo para corresponder a demanda.

Apontou a falta do material da actividade das pescas, embarcações, motores, combustíveis, apoio financeiro como as principais preocupações dos pescadores na região.

Afirmou que o sector vai continuar a dar o apoio institucional e outros incentivos possíveis, para incentivar os pescadores a desenvolver a sua actividade, de modo a contribuírem no programa da diversificação da economia nacional e auto-sustento das famílias.

Avançou que no período em análise foram emitidas 191 licenças de pesca artesanal e marítima (menos 14 que o período anterior) que permitiu a arrecadação de um milhão 916 mil 384 Kwanzas.

Na província do Bengo estão controladas 21 cooperativas de pesca, comportando 591 pescadores, localizados nos municípios do Ambriz e Dande, com realce na localidade da Barra do Dande e Sárico.


 

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 31/01/2019 02:14:10

    Projecto de ouro arranca na província do Bengo

    Caxito - O projecto de ouro denominado "TIANDAIMANING", na comuna do Ngombe, município de Nambuangongo, província do Bengo, numa área de cinco quilómetros quadrados, prevê entrar em actividade em Agosto deste ano, com uma produção anual, na primeira fase, de 180 quilogramas.

  • 30/01/2019 01:14:52

    Salineiras do Ambriz necessitam de 60 milhões de Kwanzas

    Caxito - As salineiras Capulo, Natércia e Filhos no município do Ambriz, província do Bengo, necessitam de cerca de 60 milhões de Kwanzas para pôr em funcionamento 24 hectares que estão sem produzir.

  • 29/01/2019 17:49:19

    Pescadores chineses e vietnamita condenados por pesca ilegal

    Caxito - Cinco cidadãos chineses e um vietnamita, comandantes de embarcações que exerciam ilegalmente a pesca na Barra do Dande, foram condenados pelo Tribunal Provincial do Bengo a pena de um mês de prisão e a expulsão do país.

  • 22/01/2019 23:14:52

    Apreendidas catorze embarcações no Bengo

    Caxito - Catorze embarcações com licenças de pesca revogadas, por não reunirem as condições higieno-sanitárias, acomodação e conservação de pescado, foram apreendidas na província do Bengo, no âmbito da operação “Mar Seguro”, que decorre desde Dezembro último no país.