Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

04 Janeiro de 2019 | 16h14 - Actualizado em 04 Janeiro de 2019 | 16h23

Reabilitação da barragem das Neves permite irrigar mil e 400 hectares

Humpata - A reabilitação da barragem das Neves, no município da Humpata, província da Huíla, inscrita no orçamento deste ano, vai possibilitar duplicar a capacidade de retenção para 6,4 mil milhões de metros cúbicos de água que vão irrigar continuamente mil e 400 hectares do perímetro irrigado do canal local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Actividade agrícola na Humpata

Foto: Morais Silva

A barragem que clama por reabilitação há mais de 20 anos, tem actualmente uma capacidade de retenção de perto de três mil milhões de metros cúbicos, para uma área de perto de 700 hectares de regadio, de acordo com o chefe da repartição municipal para os Assuntos Económicos da Humpata, Petronilo Emílio.

De acordo com o responsável que falava hoje sexta-feira à Angop, nesta vila, sobre a infra-estrutura, afirmou que a sua reabilitação está enquadrada no Plano de Desenvolvimento Económico e Produtivo do município da Humpata e vai permitir igualmente uma maior abrangência das áreas de irrigação na localidade, assim como expandir os campos agricultáveis.

Petronilo Emílio salientou que perspectivam incentivar investidores a apostarem na indústria transformadora de alimentos e na construção de câmaras de conservação da produção, pois a única existente está inoperante há três anos, o que se traduz no apodrecimento de mais de cinco mil toneladas/ano de produtos diversos.

“Almejamos por parte dos bancos comerciais maior abertura as disponibilidades de créditos de curto, médio e longo prazo, para o sector da transformação e permitir mais acesso para a juventude no mercado empresarial”, acrescentou.

O Plano de Desenvolvimento Económico e Produtivo do município que está a ser implementado de 2018 a 2022 está orçado em 55 mil milhões de Kwanzas, que para além da reabilitação da barragem, engloba a recuperação de vias secundárias de acesso aos pontos turísticos, entre outros empreendimentos.

O município da  Humpata situa-se a 22 quilómetros a oeste da sede da província da Huíla, ocupando uma extensão territorial de mil e 261, 25 quilómetros quadrados e tem uma população estimada em  82 mil e 758 habitantes, cuja principal actividade é a agro-pecuária, mas o seu potencial é a produção de frutas.

Leia também
  • 03/02/2019 10:32:56

    Mais de mil milhões de kwanzas serão empregues em projectos na Matala

    Matala - Mil milhões, 18 milhões, 527 mil e 126 Kwanzas foram disponibilizados, no âmbito do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao exercício económico de 2019, para financiar 37 projectos no município da Matala.

  • 02/02/2019 12:56:57

    Huíla: Caluquembe necessita de mais 50 técnicos agrícolas

    Caluquembe - O município de Caluquembe, a cerca de 193 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla, precisa de pelo menos 50 técnicos agrícolas para dar resposta às 225 associações e 50 cooperativas de camponeses nas comunas da Sede, Calepi e N'gola, que compreendem a circunscrição.

  • 02/02/2019 10:08:20

    Huíla: Caluquembe colhe 15 toneladas de café arábico em 2018

    Caluquembe - Quinze toneladas de café arábico foram colhidas no ano agrícola de 2018 no município de Caluquembe, província da Huíla, registando um aumento de mais sete toneladas em relação a 2017, anunciou hoje (sábado) o director local da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eliseu José.

  • 31/01/2019 20:13:58

    Governador preocupado com o estado de abandono dos campos agrícolas

    Banga - O governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, manifestou-se preocupado com o estado de abando dos campos agrícolas do município da Banga, ocupados por alguns empresários da região.