Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Janeiro de 2019 | 12h37 - Actualizado em 25 Janeiro de 2019 | 12h36

Colhida tonelada e meia de arroz em campos de ensaio do Bailundo

Bailundo - Uma tonelada e meia de arroz foi colhida na época agrícola 2017/2018 em campos de ensaios no município do Bailundo, província do Huambo, informou hoje o director local da Extensão de Desenvolvimento Agrário (EDA), Joaquim Pinto Afonso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cultivo de arroz na província do Huambo

Foto: Júlio Vilinga

Disse que foram multiplicadas as variedades de arroz “Limpopo”, “sertaneja”, “carolina”, “cahihahila” e “Macau”, que serão cultivados este ano em quatro hectares, com ajuda técnica da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA).

De acordo com o responsável, a projecto envolve  676 pequenos produtores

da sede do município e das aldeias de Alimuati, Caboto e Caiti,  Ndungo, Alto-Culele e Camulonga, Santa Cruz (Epanda) e Catoto entre outras.

Por seu turno, o administrador municipal do Bailundo, José Manuel dos Santos, disse que administração vai incentivar os produtores com a abertura das valas de irrigação, preparação de campos de cultivo com sistema mecanizado, aquisição de sementes melhoradas, fertilizantes e outros inputs agrícolas.

Disse que, neste quadro, o governo adquiriu na época passada  uma máquina descascadora de arroz.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 30/01/2019 16:20:07

    Aumenta captura de pescado no Huambo

    Huambo - Oitenta e uma toneladas de peixe de várias espécies foram capturadas, no ano de 2018, em alguns rios e lagoas da província do Huambo, por pescadores artesanais, mais 14 toneladas em comparação ao idêntico período anterior.

  • 29/01/2019 20:06:01

    FCA vai ganhar laboratório de detenção de agricultura

    Huambo - A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) vai ganhar, a partir do próximo dia 06 de Fevereiro, um laboratório de detenção remota para impulsionar a agricultura de precisão em Angola.

  • 24/01/2019 13:02:22

    INCA distribui 20 mil mudas de café arábica

    Huambo - Vinte mil mudas de café arábica, das 50 mil previstas, foram distribuídas, nos últimos três meses, a 84 produtores da província do Huambo, pelo Instituto Nacional do Café (INCA), no cumprimento das políticas de diversificação dos produtos exportáveis.