Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Janeiro de 2019 | 04h26 - Actualizado em 29 Janeiro de 2019 | 04h26

Administração do Cazengo prepara terra para camponeses

Ndalatando - Pelo menos 20 hectares de terra para o cultivo da mandioca, feijão, milho e ginguba começaram a ser preparados desde segunda-feira (28), na localidade da Camoma, município do Cazengo, província do Cuanza Norte, pela administração local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Preparação de terreno agrícola (arquivo)

Foto: Júlio Vilinga

Em declarações à imprensa, segunda-feira, em Ndalatando, a administradora municipal do Cazengo, Maria Salgado, disse que os 20 hectares de terra arável que começaram a ser desbravados vão beneficiar 30 camponeses, dos quais 24 ex-militares, e as respectivas famílias, no âmbito da segunda época da campanha agrícola 2018/2019.

Fez saber que o trabalho de preparação do campo está a cargo de uma empresa contratada pela Administração Municipal do Cazengo, que pagou cerca de 620 mil kwanzas para realizar esta operação.

Disse que a administração municipal está também a trabalhar na identificação de outras áreas para fomentar a produção de hortícola, com o envolvimento de famílias vulneráveis.

Salientou que o apoio da administração local consiste, essencialmente, na preparação das terras, mas pretende contar com a parceria do Gabinete Provincial da Agricultura do Cuanza Norte para a distribuição de sementes.

Por outro lado, o camponês Pedro André solicitou às autoridades locais instrumentos de trabalho, como enxadas, catanas e limas com vista a dinamização da produção agrícola na região.

Já o responsável local da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), João do Espírito Santos, ressaltou que a instituição que dirige vai prestar assistência técnica aos camponeses de Camoma, com vista a melhorarem os métodos de trabalho e aumentar a produção.

Esclareceu que este apoio vai também contemplar a distribuição de sementes de milho e ginguba

Segundo o especialista, perto de 20 mil famílias camponesas estão envolvidas na produção agrícola no município do Cazengo, sendo que 150 hectares de terras foram lavradas manualmente, 75 das quais na segunda época.

O município do Cazengo tem potencialidades para o cultivo do café, mandioca, banana, feijão, milho ginguba e em pequena escala cana-de-açúcar, abacaxi, abacate e hortícolas.

Leia também
  • 05/02/2019 19:17:52

    Obras do troço Maria Teresa/Dondo serão concluídas este mês

    Dondo - As obras de reabilitação da estrada nacional número 230, no troço Maria Teresa/Dondo, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, num percurso de 62 quilómetros, deverão ser concluídas e o troço aberto ao tráfego automóvel nos finais de Fevereiro deste ano (2019), soube sábado, a Angop de fonte oficial.

  • 31/01/2019 20:13:58

    Governador preocupado com o estado de abandono dos campos agrícolas

    Banga - O governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, manifestou-se preocupado com o estado de abando dos campos agrícolas do município da Banga, ocupados por alguns empresários da região.

  • 30/01/2019 18:50:35

    Administração do Dala prioriza expansão da rede eléctrica

    Saurimo - A expansão da rede eléctrica, com vista o consumo total dos dois megawatts disponíveis no aproveitamento hidroelétrico do Tchihumbwe para o município do Dala, consta das prioridades da referida administração para o presente ano económico.