Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Janeiro de 2019 | 18h50 - Actualizado em 30 Janeiro de 2019 | 18h50

Administração do Dala prioriza expansão da rede eléctrica

Saurimo - A expansão da rede eléctrica, com vista o consumo total dos dois megawatts disponíveis no aproveitamento hidroelétrico do Tchihumbwe para o município do Dala, consta das prioridades da referida administração para o presente ano económico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O aproveitamento hidroelétrico do Tchihumbwe (MW), inaugurado em 2017, tem uma potência instalada de 12 MW, dez dos quais beneficiam os municípios de Camanongue e Luena (Moxico), e dois estão disponíveis para o Dala.

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, a propósito das acções programadas para o presente ano económico, o administrador municipal do Dala, António Muvundeno, disse que da potência disponível para o município, até ao momento apenas 0,45 por cento estão a ser utilizados.

Deste modo, o gestor disse que no primeiro trimestre deste ano dar-se-á o início do trabalho de expansão nos bairros periféricos da sede municipal, numa acção conjunta com o Gabinete Provincial do Ambiente e Serviços Comunitários.

Aproveitou a ocasião para convidar os empresários estrangeiros e nacionais no sentido de investirem na municipalidade, no sector agro-industrial, sobretudo na produção do arroz, visando o aproveitamento da energia proveniente do Tchihumbwe e das potencialidades agrícola que o Dala dispõe.

Acrescentou que o município precisa igualmente de investimentos no sector das telecomunicações, turismo e do comércio.

Quanto as vias de acesso, António Muvundeno, disse não se tratar de um “grande” problema, uma vez que as obras de reabilitação da estrada nacional 180 que liga a região Leste de Angola, decorrem sem sobressaltos e provavelmente no final do ano em curso estarão concluídas.

Para as estradas que ligam a sede municipal do Dala às comunas do Luma Cassai e Cazage disse que a reabilitação dos referidos troços, constam dos projectos de melhoria das vias de acesso do Governo central, que em breve começarão a ser reabilitadas.

Disse que a administração municipal pretende, através de parcerias público-privadas, melhorar a actividade de produção agrícola, para que seja de rendimento e não de subsistência.

O programa de melhoria do sector agrícola, segundo António Muvundeno, passará na facilitação do escoamento dos produtos, assistência técnica aos camponeses, apoio com instrumentos e sementes.


 

Leia também
  • 31/01/2019 17:47:33

    Governador promete apoios para fomento agrícola

    Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, prometeu hoje, quinta-feira, em Saurimo, apoiar os camponeses com instrumentos agrícolas e sementes, no âmbito da estratégia do Governo de combate à fome e à pobreza.

  • 30/01/2019 17:53:19

    Banco Sol e empresas diamantíferas apoiam empreendedores do Leste

    Moxico - O Banco Sol e as empresas diamantíferas que operam nas províncias do Moxico e da Lunda Norte e Lunda Sul vão apoiar, a partir deste ano, projectos económicos desenvolvidos pelos jovens do Leste de Angola, visando a criação de riquezas e empregos.

  • 29/01/2019 04:26:16

    Administração do Cazengo prepara terra para camponeses

    Ndalatando - Pelo menos 20 hectares de terra para o cultivo da mandioca, feijão, milho e ginguba começaram a ser preparados desde segunda-feira (28), na localidade da Camoma, município do Cazengo, província do Cuanza Norte, pela administração local.