Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Janeiro de 2019 | 11h18 - Actualizado em 30 Janeiro de 2019 | 11h18

Agentes económicos informados sobre programa de apoio à produção nacional

Ganda - A classe empresarial do município da Ganda, província de Benguela, foi informada, nesta terça-feira, sobre as linhas de orientação para o apoio à produção nacional, cadastramento de produtores, sua localização e espécie de produtos a produzir, assim como o pessoal envolvido no processo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela: Cidade da Ganda

Foto: Agostinho Isabela

O acto, promovido pelo Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, no quadro do Prodesi, visou desafiar a classe empresarial local a apresentar propostas viáveis para o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional velar pela formação deste pessoal, em prol da melhoria do desenvolvimento da produção interna.

Na ocasião, o director do referido gabinete, Samuel Malenze Quintas, declarou à Angop que no processo será incorporada a assistência técnica aos produtores, para melhoria das sementes, estudo dos solos, evitando-se a monocultura e minimizando os efeitos da estiagem.

Defendeu a criação de pacotes de investimentos de apoio ao empresariado local, com base no estabelecido pelo Prodesi, para, junto da banca comercial, obterem financiamento com vista a melhoria do ambiente de negócios.

“Com esse programa, haverá facilitação de criação de empresas e de concessão de créditos bonificados, cuja concretização passa pelos níveis de organização dos produtores e da legalização das suas propriedades”, disse Samuel Malenze.

Acrescentou ser intenção do governo recolher todo potencial económico de produção agrícola existente na região, para sua divulgação num portal, na perspectiva de se criar uma cadeia de logística para comercialização e escoamento de produtos do campo à cidade.

Para a concretização deste desiderato, referiu, o processo deve passar pela recuperação rápida das infra-estruturas rodoviárias, produção de energia eléctrica, abastecimento de água, telecomunicações, cujo aplicativo que será usado vai carecer de sinal de Internet e serviços de telefonia quer fixa ou móvel.

O encontro serviu também para convidar a classe empresarial a participar das acções com os seus recursos, de modo a auxiliar o Executivo na resolução de problemas como a recuperação de algumas vias de acesso (terciárias).

O programa de apoio à produção, diversificação da economia, exportação e substituição da importação (Prodesi) foi concebido pelo Executivo angolano, visando acelerar a produção nacional de forma focada e efectiva, face a contenção da actual conjuntura de crise económica e financeira, de modo a deixar de depender dos recursos petrolíferos.

O momento, que juntou 65 empresários, entre agentes comerciais, agricultores, madeireiros, industriais e outros, foi aproveitado pelos sectores do Inefop, Inss e inspecção-geral do trabalho, como integrantes da equipa multissectorial, para transmitir aos participantes as valências da inserção e protecção dos seus empregados.

Leia também
  • 30/01/2019 11:09:29

    Camponeses da Canjala e Egipto Praia apreensivos por falta de chuva

    Lobito - Os camponeses das comunas da Canjala e do Egipto Praia, interior do município do Lobito, na província de Benguela, mostram-se apreensivos devido à falta de chuva na região, o que poderá comprometer o desenvolvimento da campanha agrícola 2018/2019, apurou hoje a Angop.

  • 28/01/2019 13:31:49

    Benguela: Extensão da rede mercantil nas prioridades do sector do Comércio em 2019

    Benguela - A abertura de um Centro Logístico de Distribuição (Clod) no município da Catumbela, para atender a região Sul do país, e de lojas da rede “Poupa Lá” na cidade da Ganda, constam das prioridades da direcção provincial de Benguela do Comércio, Indústria e Recursos Minerais para este ano.

  • 21/01/2019 19:31:31

    Descapitalização dos agricultores condiciona reactivação de fazendas agrícolas

    Ganda - Das cento e 67 fazendas agrícolas controlados actualmente no município da Ganda (Benguela), apenas seis foram reactivadas, devido a alegada descapitalização dos agricultores, informou hoje, segunda-feira, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Florestas, José Gomes Silva.