Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Janeiro de 2019 | 16h20 - Actualizado em 30 Janeiro de 2019 | 16h47

Aumenta captura de pescado no Huambo

Huambo - Oitenta e uma toneladas de peixe de várias espécies foram capturadas, no ano de 2018, em alguns rios e lagoas da província do Huambo, por pescadores artesanais, mais 14 toneladas em comparação ao idêntico período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pesca artesanal

Foto: Henri Celso

A informação foi prestada hoje à ANGOP pelo chefe do departamento de Pesca, Alberto Sousa da Silva, tendo detalhado que se trata de 37,46 toneladas de cacusso,13,99 de bagre, além de caranguejo, banda, Chilepwe, hunga e outras espécies.

Estas quantidades de peixe, de acordo com o responsável, foram capturadas em quase todos os municípios, com realce para os da Caála, Huambo, Bailundo e Chicala-Cholohanga.

Informou que a instituição controla, na província do Huambo, quatro cooperativas e 32 grupos de interesse económico, num total de 1.474 pescadores.

Alberto Sousa da Silva disse que, apesar do aumento dos níveis de captura, a província do Huambo enfrenta dificuldades, sobretudo, quanto aos meios de pesca, visto que desde 2013 que não beneficia de novos equipamentos, entre embarcações e redes.

Segundo o responsável, a instituição está a trabalhar no sentido de adquirir redes, numa primeira fase, de modo a auxiliar os pescadores, pois, embora seja uma actividade artesanal, contribui para geração de emprego, além de melhorar a condição de vida das famílias, exigindo, deste modo, acções com base em programas de incentivo.

Assuntos Pesca   Província » Huambo  

Leia também
  • 29/01/2019 20:06:01

    FCA vai ganhar laboratório de detenção de agricultura

    Huambo - A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) vai ganhar, a partir do próximo dia 06 de Fevereiro, um laboratório de detenção remota para impulsionar a agricultura de precisão em Angola.

  • 25/01/2019 12:37:09

    Colhida tonelada e meia de arroz em campos de ensaio do Bailundo

    Bailundo - Uma tonelada e meia de arroz foi colhida na época agrícola 2017/2018 em campos de ensaios no município do Bailundo, província do Huambo, informou hoje o director local da Extensão de Desenvolvimento Agrário (EDA), Joaquim Pinto Afonso.

  • 24/01/2019 13:02:22

    INCA distribui 20 mil mudas de café arábica

    Huambo - Vinte mil mudas de café arábica, das 50 mil previstas, foram distribuídas, nos últimos três meses, a 84 produtores da província do Huambo, pelo Instituto Nacional do Café (INCA), no cumprimento das políticas de diversificação dos produtos exportáveis.