Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Janeiro de 2019 | 20h06 - Actualizado em 29 Janeiro de 2019 | 20h05

FCA vai ganhar laboratório de detenção de agricultura

Huambo - A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) vai ganhar, a partir do próximo dia 06 de Fevereiro, um laboratório de detenção remota para impulsionar a agricultura de precisão em Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao anunciar o facto, em declarações hoje, terça-feira, à Angop, a decana da FCA, Imaculada Henriques Matias, fez saber que a implementação do laboratório enquadra-se no reforço das capacidades da instituição universitária para contribuir no processo de dinamização do sector agrícola do país.

A responsável informou que o laboratório está a ser instalado, desde a semana passada, com o financiamento do governo holandês.

Explicou que o mesmo vai prestar assistência técnica a agricultura de ponta por via do Sistema de Informação Geografia (SIG), bem como a formação dos operadores do sector para uma maior monitorização das suas culturas com recursos aos meios tecnológicos.

“Com base neste sistema, os agricultores de grande escala podem monitorar os seus cultivos onde quer que estejam, evitando os riscos de ordem operacional nas suas actividades”, continuou.

No entender da especialista,  em termos de ciência, o país e a província, em particular, estão em altura de usar o sistema e considerou ser necessário para se acompanhar a dinâmica da evolução da agricultura.

Adiantou que o empreendimento será gerido por 15 técnicos formados na holanda e que neste momento decorre uma acção formativa que conta com a participação de 12 agricultores.

A FCA da Universidade José Eduardo dos Santos, que compreende a V região académica do país (Huambo, Bié e Moxico ministra também cursos de licenciatura nas especialidades de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, sendo a única instituição pública universitária no país com estes cursos.

Leia também
  • 02/02/2019 12:56:57

    Huíla: Caluquembe necessita de mais 50 técnicos agrícolas

    Caluquembe - O município de Caluquembe, a cerca de 193 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla, precisa de pelo menos 50 técnicos agrícolas para dar resposta às 225 associações e 50 cooperativas de camponeses nas comunas da Sede, Calepi e N'gola, que compreendem a circunscrição.

  • 02/02/2019 10:08:20

    Huíla: Caluquembe colhe 15 toneladas de café arábico em 2018

    Caluquembe - Quinze toneladas de café arábico foram colhidas no ano agrícola de 2018 no município de Caluquembe, província da Huíla, registando um aumento de mais sete toneladas em relação a 2017, anunciou hoje (sábado) o director local da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eliseu José.

  • 31/01/2019 20:13:58

    Governador preocupado com o estado de abandono dos campos agrícolas

    Banga - O governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, manifestou-se preocupado com o estado de abando dos campos agrícolas do município da Banga, ocupados por alguns empresários da região.

  • 31/01/2019 15:53:36

    Angola tem produção significativa de manga

    Luanda - Angola não necessita de importar mais produtos como manga, milho e feijão, por serem culturas que abundam no país e por haver condições para produzi-las em grande escala, afirmou nesta quinta-feira, o secretario de Estado da Agricultura e Florestas, José Bettencourt.