Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Fevereiro de 2019 | 19h16 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 19h15

INE lança recenseamento agro-pecuário

Luena - O Instituto Nacional de Estatística (INE) procedeu hoje, quarta-feira, no Luena, ao lançamento do Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), cuja recolha principal vai decorrer, nas províncias do Moxico, Uíge, Cuanza Sul e Benguela, de Fevereiro a Dezembro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Director geral do INE, Camilo Ceita

Foto: Foto de Arquivo

A escolha destas províncias para a fase piloto da operação estatística de recolha, processamento e divulgação de dados sobre a estrutura da agricultura, pecuária e pescas no país, teve em conta as regiões agro-ecológicas e especificidades das práticas agrícolas, a garantia da logística e a densidade do efectivo animal.

Com  este  recenseamento, o  Executivo angolano pretende conhecer as estatísticas estruturais ou de base dos sectores da agricultura e das pescas que permitam a realização de estudos ou pesquisas por amostragem, que contribuam para a produção de um sistema integrado de estatísticas agro-pecuárias e piscatórias.

O RAPP incide sobre as características sócio-demográficas (identificadas no seio dos agregados familiares) das pequenas, médias e grandes explorações, (agrícolas, pecuárias, agro-pecuárias ou piscatórias), acesso aos insumos agrícolas e serviços, uso de recursos humanos, uso de maquinaria, posse e uso de terra, irrigação, culturas anuais e permanentes, efectivos pecuários e acesso aos serviços veterinários.

Este recenseamento foi aprovado em Decreto Presidencial n.º 189/18, de 7 de Agosto, que estabelece as normas a obedecer para sua realização, e o Decreto nº 194/18, de 20 de Agosto, que aprova o Regulamento do respectivo Gabinete Central.

O  mesmo envolve o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Ministério da Agricultura e Florestas, o Ministério das Pescas e do Mar e o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO).

Durante a cerimónia, o director-geral do INE, Camilo Ceita, prometeu que as condições logísticas e técnicas estão criadas para na próxima semana iniciar a formação de formadores e recenseadores sobre a matéria e posterior arranque da actividade censitária.  

Leia também
  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 02/02/2019 07:25:27

    Metas do Prodesi passam por financiamento bancário

    Luanda - Os bancos comerciais terão papel fundamental, através da disponibilização do crédito, nos projectos do Programa de Apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações "PRODESI", argumentaram economistas ouvidos pela Angop.