Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

22 Fevereiro de 2019 | 16h47 - Actualizado em 23 Fevereiro de 2019 | 14h28

Acordo entre ISPTEC e OCPCA consolida formação dos estudantes

Luanda - Um acordo de protocolo entre o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) e a Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA), para a concessão de estágio, formação e a realização de eventos, foi assinado nesta sexta-feira, em Luanda, pelas duas instituições.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O referido protocolo, rubricado pelo director-geral do ISPTEC, Euclides Luís, e da parte da OCPCA, pelo seu presidente, Fernando Hermes, vai permitir que os finalistas do curso de contabilidade do ISPTEC tenham estágios de práticas contabilísticas, para associar aos conhecimentos teóricos adquiridos durante os quatro anos de formação.

O protocolo, que foi assinado durante o seminário sobre Contabilidade Agrícola, prevê igualmente a realização, nesta instituição de ensino, do 1º Congresso de Contabilidade Nacional, previsto para o final do ano em curso, assim como lançamento do programa de Pós-graduação e mestrado em contabilidade, seminários, entre outros eventos.

“Muitos professores não têm experiência prática de contabilidade e o que se pretende é a associação desta experiência aos docentes, e a formação em pós-graduação e mestrado em contabilidade vai garantir maior qualidade no ensino da contabilidade no País” explicou.

Na sua óptica, o seminário visa desenvolver competências aos contabilistas nacionais a um nível aceitável e de acordo as normas internacionais.

Informou que na última semana do mês Maio deste ano será realizado o primeiro exame de contabilistas em Angola, para a admissão de novos membros, que vão ingressar à OCPCA que conta actualmente com quatro mil 702 mil membros.

Por outro lado, afirmou que o IVA constitui um desafio para a organização das empresas e que a instituição que dirige poderá apoiar o processo, através da formação contínua dos contabilistas e ajudar às empresas.

Por sua vez, o técnico da Administração Geral Tributária (AGT) Hilton dos Santos destacou a importância da contabilidade na agricultura, para que os empresários conheçam o seu património e as obrigações fiscais para o financiamento das despesas públicas.

“Deve haver um controle da parte da administração da actividade agrícola, para evitar que haja fraude na matéria colectável do imposto industrial” despertou.  

Acrescentou que o tratamento fiscal dos activos biológicos e a sua implicação no resultado económico é feito com base na verificação dos custos que os empresários agrícolas produzem.

O que se pretende é dar a conhecer aos empresários agrícolas sobre as suas obrigações fiscais e nota-se a existência de interesse dos empresários nacionais neste sentido, uma medida que vai ajudar accionistas agrícolas na tomada de decisões.

“É importante que uma entidade tenha noção do seu património (os seus bens, direitos e obrigações), e que a aplicação das normas internacionais e o previsto no Plano Geral de Contas (PGC) vai permitir que o agricultor saiba quanto vai vender. 

Assuntos Acordo  

Leia também
  • 08/02/2019 15:06:26

    Turismo e UAN assinam acordo para dinamizar sector

    Luanda - O turismo interno em Angola ganhará novo impulso e notoriedade, em virtude da assinatura, esta sexta-feira, em Luanda, de um protocolo de cooperação entre o Ministério do Turismo e o Centro de Estudos e Ciências Jurídico-políticas da Universidade Agostinho Neto (UAN).

  • 06/02/2019 21:24:48

    Millenium beneficia de finaciamento do banco alemão Commerzbank

    Luanda - O Banco Millennium Atlântico assinou hoje, quarta-feira, em Luanda, um protocolo de abertura de uma linha de financiamento com o Commerzbank, da Alemanha, num total de 30 milhões de euros.

  • 11/04/2018 02:39:48

    Acordo entre Indústria e Agricultura facilita escoamento de produtos

    Luanda - O aproveitamento de produtos agrícolas produzidos localmente em distintos pontos do país estará mais facilitado, fruto do acordo rubricado terça-feira, em Luanda, entre os ministérios da Indústria e da Agricultura, que vai permitir o processamento e transformação da produção nas pequenas unidades fabris instaladas em várias regiões.