Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Novembro de 2019 | 19h53 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 19h53

Abertura do escritório do IFC constitui voto de confiança - Vera Daves

Luanda - A ministra das Finanças, Vera Daves, considerou nesta sexta-feira, que a abertura do escritório da Corporação Financeira Internacional (IFC), em Luanda, reafirma os compromissos de parceria assumidos entre esta instituição financeira e o Governo angolano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

IFC-Internacional Finance Corporation Inaugura Escritório em Luanda

Foto: António Escrivão

Vera Daves Ministra das Finanças

Foto: António Escrivão

Vera Daves que falava no acto de inauguração do escritório do IFC em Luanda, referiu que a presença física deste organismo constitui também um voto de confiança ao país e no caminho que se está a criar.

Para a governante, que descerrou a placa do referido escritório, marcando o acto de inauguração, o IFC constitui um parceiro estratégico que vai ajudar a dar um “boost” em diversos  sectores da actividade económica e a dinamização das parcerias publico-privada, que cada vez mais Angola busca a sua optimização.

“ Volta e meia dizemos que Angola é um país com elevado potencial e claramente é chegada a hora de levar este potêncial gerador de valores para as pessoas que acreditam em Angola”, reconheceu.

Foi a 15 de Julho deste ano que o Ministério das Finanças em representação do Governo angolano rubricou com o Banco Mundial, um acordo que estabelecia a abertura deste escritório em Angola, que arranca com 15 funcionários.

A abertura deste escritório acontece numa altura em que a Corporação Financeira Internacional dispõem de uma carteira de financiamento de 111 milhões de dólares norte-americanos para apoiar as pequenas e médias empresas.

Como maior instituição global de desenvolvimento centrada no sector privado nos mercados emergentes, actualmente, colabora com mais de duas mil empresas em todo mundo, utilizando  o seu capital, conhecimento e influência para criar mercados e oportunidades onde mais são precisos.

No final fiscal de 2019, o IFC concedeu em USD 19 milhões de dólares em financiamento de longo prazo aos países em desenvolvimento, alavancando o poder do sector privado no sentido de erradicar a pobreza.

Contando com Angola, o IFC agora conta com 23 escritórios a nível do continente africano, um número que passará para 31, com a abertura de nove gabinetes brevemente.

Leia também
  • 09/10/2019 23:42:18

    OGE 2020 prevê mais justiça social

    Luanda - O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020 já está a ser preparado na base e vai contemplar medidas possíveis para a redistribuição dos recursos com mais justiça social e combate ao desperdício do erário público.

  • 17/04/2019 18:05:07

    FMI recomenda melhoria do processo da despesa

    Luanda - O Fundo Monetário Internacional (FMI), no quadro da assistência técnica prestada à República de Angola, recomendou a melhoria do processo de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), controlo das etapas da despesa pública e dos procedimentos de compras, apesar dos esforços envidados pelo Governo, informou hoje o consultor da instituição, Claudiano Alburquerque.

  • 10/10/2018 10:01:07

    China: Ministro tranquiliza credores chineses

    Beijing (Dos enviados especiais) - O ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira, esclareceu, em Beijing, que "parte" dos 2 mil milhões de dólares que serão financiados pelo Governo da China "servirá para a regularização da dívida com os credores chineses".