Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Novembro de 2019 | 13h41 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 13h41

Matala aumenta produção agrícola

Matala - A produção agrícola no município da Matala, província da Huíla, vai aumentar, na presente campanha 2019/2020, de 74 mil toneladas para 80 mil, estimou hoje o administrador da circunscrição, Miguel Paiva Vicente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Terras para a agricultura

Foto: Morais Silva

A previsão do aumento da produção de bens agrícolas, sobretudo, de batata-rena e de milho, segundo o gestor, tem a ver com o aumento de terras a serem cultivadas, isto é, 70 mil na campanha 2018/2019, para 90 mil hectares na presente campanha.

Em declarações à Angop, Miguel Paiva Vicente disse que participarão da campanha 10 mil famílias, inseridas em actividade produtivas do campo, com a distribuição de inputs.

A produção está sendo feita num perímetro irrigado com sete mil hectares suportados por um canal de 45 quilómetros.

Acrescentou que a administração já está a efectuar contactos para possíveis  escoamento da produção com superfícies comerciais das províncias de Cuanza Sul, Benguela, Huambo e Luanda.

Afirmou que, neste momento, o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), conjuntamente com a Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), estão a distribuir 450 charruas, 15 toneladas de fertilizantes, sementes de milho, feijão e hortícolas para garantir o alcance das metas de produção.

O administrador sublinhou que a instalação do sistema de conservação constitui um factor importante que pode concorrer para o programa de combate à fome e à pobreza e incentivo à produção, pois a batata-rena já não se estraga, com a entrada em funcionamento das câmaras frigoríficas há quatro anos.

Este factor permite evacuar de forma segura grandes quantidades de batata e de tomate para outras regiões do país, sem sobressaltos, alem da conservação de sementes.

A fonte disse que actualmente o grande desafio a ultrapassar é a reabilitação das vias de acesso aos centros de produção, sobretudo na ligação entre a sede e a comuna do Mulondo, com 125 quilómetros, cujo projecto está já enquadrado no Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM).

Com uma superfície territorial de nove mil e 65 quilómetros quadrados, o município da Matala tem uma população estimada em 305 mil e 826 habitantes, e é potencialmente agro-pecuário.

Leia também
  • 08/11/2019 12:55:48

    Governo do Cuanza Norte entrega 40 tractores a empresários

    Camabatela - Quarenta tractores e respectivas alfaias foram entregues hoje a oito empresários, na localidade do Luínga, município de Ambaca, pelo governador da província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, a fim de apoiar o sector agrícola na região.

  • 07/11/2019 20:19:53

    Agricultura familiar regista crescimento

    Sumbe - Pelo menos 393 mil e 958 toneladas de produtos diversos foram colhidos nos últimos três meses na época agrícola 2018/2019 na província do Cuanza Sul, registando um aumento de 14 mil e 512 toneladas, em relação ao período anterior.

  • 07/11/2019 19:37:52

    Linha de montagem de tractores reduz preços

    Luanda - O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, considerou hoje, em Luanda, que a linha de montagem de tractores que começa a funcionar a partir deste mês, na Zona Económica Especial (ZEE), vai permitir tornar barato os preços dos tractores em Angola.