Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Novembro de 2019 | 18h37 - Actualizado em 10 Novembro de 2019 | 18h37

Namibe: Camponeses clamam por melhorias da via de ecesso Vitchapi-Tchapi-Bibala

Bibala - Fazendeiros da localidade de Vitchapi-Tchapi, comuna do Caitou, municipio da Bibala, clamam por melhorias da via de acesso que liga esta zona a sede municipal para facilitar o escoamento dos seus produtos, sobretudo horticolas e cereais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe:Produção de tomate no municipio da Bibala,provincia do Namibe

Foto: Anabela do Céu Fritz

A preocupação foi manifestada pelos fazendeiros associados em cooperativas, numa mensagem lida neste sábado, durante a abertura da campanha agrícola 2019/2020, que teve arranque nesta localidade.

Os mesmos clamam pela melhoria das vias de acesso para facilitar o escoamento dos produtos do campo para a sede municipal e posteriormente aos principais mercados para a sua comercialização nas províncias da Huila, Benguela, Luanda, saurimo, Cunene e Uige.

Na mensagem, os fazendeiros que exploram uma aréa de 10 hectares, com o envolvimento de 32 familias, referem que produzem diversos produtos horticolas, como o tomate em grande escala, a cebola, couve, repolho, feijão, mamão, limão, melancia, cana-de-açucar, entre outros.

“Temos encontrado grandes dificuldades, pois as vias têm muitos buracos e não facilitam a transportação dos produtos, deixando as viaturas em péssimo estado e os interessados ao négocio acabam desistindo devido o mau estado da estrada e da longa distância”, lamentam.

Os homens do campo pedem ainda ao governo a implementação de uma moageira para transformar os cereais e assim ajudar milhares de familias que procuram estes alimentos para a sua dieta alimentar.

Com os poucos meios que possui, na campanha agrícola de 2018 o pólo agricola do Vitchapi-Tchapi transportou 17 mil toneladas de tomate para a vizinha província da Huila, 18 toneladas de limão , nove de laranja, 15 de Cana-de-açucar e 59 produtos hortícolas diversos para o municipio de Moçâmedes.

O referido pólo está empenhado na construção de um reservatório e tanque de água para irrigação de forma faseada dos campos agrícolas, apostando fortemente no aumento da produção do campo.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 09/11/2019 19:08:40

    Governador exorta camponeses a aumentar produção agrícola

    Bibala - O governador do Namibe, Archer Mangueira, defendeu neste sábado, na comuna do Caitou, município da Bibala, a necessidade das famílias camponesas aumentarem os níveis de produção agrícola, de modo a evitar a importação de produtos alimentícios e a garantir o seu desenvolvimento sustentável.

  • 04/11/2019 17:30:56

    Apresentado estudo sobre diversificação das exportações de Angola

    Moçâmedes - O Ministério do Comércio em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), apresentaram nesta segunda-feira, na cidade de Moçâmedes, o estudo sobre a diversificação das exportações de Angola.

  • 23/10/2019 18:47:53

    Mulheres querem facilidades na concessão de titulos de terra

    Moçâmedes - As participantes do fórum provincial da Mulher no Meio Rural/2019 recomendaram hoje maior facilitação no processo de concessão de títulos de terra aos agricultores, para que estes possam desenvolver a actividade sem sobressaltos.