18 Novembro de 2019 | 19h34 - Actualizado em 18 Novembro de 2019 | 19h34
Angola na Plenária do processo de Kimberley
Luanda - Uma delegação angolana participa desde hoje (18) a 22 de deste mês, em Nova Délhi, Índia, na XVI reunião plenária anual do Processo Kimberley (PK).

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A Comitiva é encabeçada pelo Coordenador da Comissão Nacional do Processo Kimberley, Paulo MVika e íntegra o secretário Executivo do PK e Presidente do Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma do PK, Estanislau Buio, o ministro conselheiro da embaixada angolana na Índia, Joaquim Ganga, em representação do embaixador.
Sob presidência rotativa da Índia, a reunião junta representantes de 82 países membros do PK, assim como da União Europeia, membros de Governos, indústria e da sociedade civil.
Durante os quatros dias, serão discutidos e avaliados os relatórios anuais a serem apresentados pelos responsáveis dos comités e grupos de trabalhos, com destaque para o comité de Revisão e Reforma do PK, liderado por Angola.
Também será avaliado o relatório do grupo de trabalho de monitoramento, liderado pela África do Sul, do grupo de trabalho de estatística (EUA), do grupo de trabalho de peritos em diamantes, conselho mundial de diamantes, grupo de trabalho de regras e procedimentos (Rússia) e o comité de participação e presidência (União Europeia).
Dos temas em discussão destacam-se a apresentação dos subgrupos do Comitê de Reforma e Revisão do Processo Kimberley.
Países como a Rússia, EUA, China, Áustria e o Botswana candidataram-se para albergar o secretariado permanente nos seus países, cabendo a Plenária a decisão de escolha do país que deverá assumir este futuro órgão importante do Processo Kimberley.
Outro assunto de consenso é o da criação do Fundo de Doadores para financiar o futuro Secretariado Permanente.
A revisão da definição sobre diamantes de conflitos continua a dividir os participantes, permanecendo em discussão.
A margem da plenária, está previsto um fórum especial sobre inovação da indústria diamantífera.
No término desta Reunião Plenária, além das decisões administrativas que serão adoptadas, os participantes testemunharão a passagem da presidência da Índia que termina o seu mandato, para Rússia que assumirá a partir do dia 01 de Janeiro de 2020, tendo como vice-presidente o Botswana.
Assuntos Diamantes
Leia também
-
18/11/2019 16:34:21
Diamantes geram três mil postos de trabalho
Luanda - Três mil e 97 postos de trabalhos foram criados, de Fevereiro a Outubro deste ano, com a reorganização da actividade de exploração semi-industrial de diamantes no país.
- 06/11/2019 09:09:43
Angola na Conferência Internacional de Diamantes
Luanda - Angola participou nesta terça-feira, em Gaberone, Botswana, na Conferência Internacional sobre Diamantes.
-
04/11/2019 14:16:02
Venda de diamantes com aumento de USD 30,7 milhões
Luanda - O subsector dos diamantes de Angola arrecadou 294,85 milhões de dólares no terceiro trimestre do ano em curso, um aumento de USD 30,7 milhões (11,7%) em relação ao período homólogo de 2018.