Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Novembro de 2019 | 13h20 - Actualizado em 19 Novembro de 2019 | 13h20

Obras do novo sistema de abastecimento de água estão a 95 por cento

Huambo - Pelo menos 95 por cento, dos 600 quilómetros previstos nas obras de construção do novo sistema de abastecimento água da cidade do Huambo, a partir do caudal do rio Cunhoñgamua, já estão concluídos, informou hoje, terça-feira, o presidente do Conselho de Administração da empresa local de Águas e Saneamento, Adolfo Elias Gomes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações na VII sessão plenária e ordinária do comité provincial do MPLA, sob orientação da 1ª secretária local, Joana Lina, disse que a instituição conta, actualmente, com quatro centrais de abastecimento e 17 mil ligações domiciliares e igual número em execução, quer no centro urbano, quer em algumas áreas da periferia.

Este projecto, segundo Adolfo Elias Gomes, visa melhorar, de forma significativa, a vida da população do município do Huambo, sede da província com o mesmo nome, que passará a ter água num regime contínuo, com melhor qualidade e mais quantidade.

Sem precisar a data concreta para a conclusão dos trabalhos, referiu que o novo sistema contará com cinco centrais de distribuição de água potável para a rede urbana e periférica.

A Empresa de Águas controla, actualmente na cidade do Huambo, um total de 33 mil ligações domiciliares. Até ao término dos trabalhos de estruturação da rede antiga, financiados pela linha de crédito da China e do Banco Mundial, prevê-se elevar este número para 90 mil, incluindo as zonas indústrias.

Sessão plenária do MPLA

Os membros do comité provincial tomaram contacto com o andamento do concurso público para admissão de novos professores, cujas provas, em fase de correcção, foram realizadas recentemente para o preenchimento das 489 vagas disponíveis para esta região do planalto central, que conta, no presente ano lectivo, com 19.292 docentes.

Estes professores estão a dar aulas a uma população estudantil de 915 mil e 817 alunos, distribuídos em 598.149 no ensino primário, 127.416 no I ciclo, 42.565 no II ciclo do ensino secundário, 11.260 para formação específica de professores, 6.575 no II ciclo técnico-profissional e 17.700 nos cursos de alfabetização, além de outros 6.064 no ensino privado.

A província do Huambo, planalto central de Angola, possui mil e 96 escolas do ensino primário, 93 do I ciclo, 18 do II ciclo do ensino secundário, sete de formação de professores, quatro do ensino técnico-profissional e em 34 escolas privadas (colégios), perfazendo um universo de mil e 379 instituições.

Além destes temas, os membros do comité provincial tomaram igualmente contacto com o ponto de situação da realização do concurso público para adjudicação das obras inseridas no Programa de Intervenção dos Municípios (PIIM), além de terem aprovado o plano de actividades para 2020, entre outras.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 16/11/2019 18:52:33

    Seguradora "Fidelidade" eleva para dois número de balcões no Huambo

    Huambo - A seguradora "Fidelidade" elevou, neste sábado, para dois o número de balcões existentes na província do Huambo, com a inauguração de uma nova dependência junto ao super-mercado Shoprait, no âmbito das estratégias de expansão e diversificação dos serviços prestados, aproximando-os mais da população.

  • 15/11/2019 16:32:06

    Governo disponibiliza 50 tractores para mecanização agrícola

    Huambo - Vinte tractores, dos 50 disponibilizados pelo Governo da província do Huambo, foram distribuídos hoje, sexta-feira, com as respectivas grades e alfaias, a dois operadores, como forma de estimular a produção agrícola mecanizada, tendo em conta os desafios da diversificação económica.

  • 15/11/2019 12:19:53

    Banco Yetu abre primeira agência no Huambo

    Huambo - O sistema bancário da província do Huambo conta desde hoje, sexta-feira, com a primeira agência do Banco Yetu, com abertura de um posto de atendimento na parte baixa da capital do planalto central, em acto orientado pela governadora local, Joana Lina.