Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

27 Novembro de 2019 | 20h54 - Actualizado em 27 Novembro de 2019 | 20h54

Camponeses do Tômbwa beneficiam de inputes agricolas

Tômbwa - Os camponeses do munícipio do Tômbwa, provincia do Namibe, beneficiaram hoje de inputes agrícolas e sementes diversas, com vista a alavancarem a agricultura de subsistência e contribuir no combate à fome e à pobreza e na diversificação da economia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A entrega simbólica dos referidos inputes decorreu na localidade do Curoca, tendo sido entregue pelo administrador municipal do Tômbwa, laxandre Nyuka, meios como, motobombas, fertilizantes, insecticidas, sementes diversas, enxadas, mangueiras de irrigação, machados e limas.

Neste municipio a presente campanha agrícola vai envolver mais de duas mil famílias, distribuidas em três pólos de desenvolvimento que poderão produzir nos 400 hectares preparados para o cultivo de trinta toneladas de produtos diversos, com destaque, para o tomate e a cebola.

Na campanha anterior, os camponeses deste município produziram mais de vinte toneladas de produtos diversos, como, o tomate, alho, cebola, batata-doce e rena, feijão, couve, melancia e abobora.

Na ocasião, Alexandre Nyuka garantiu que a administração vai continuar a estimular a produção agrícola, desenvolvendo acções que visam a legalização de parcelas de terras dos camponeses individuais ou em cooperativas, a formação dos camponeses em matérias ligadas ao combate às pragas e gestão agrícola.

“ Nesta distribuição de meios estamos a priorizar os camponeses mais carenciados em termos de meios de trabalho do campo para que possam produzir bens alimentares para a seu auto-sustento ”, disse.

Os agricultores agradeceram o incentivo da administração e comprometeram-se em garantir a segurança alimentar no Tômbwa.

O municipio do Tômbwa, dista a 93 quilómetros a sul da provincia do Namibe e possui mais de cinquenta mil habitantes, na sua maioria pescadores e pequenos camponeses.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 11/11/2019 15:14:24

    Namibe: Clientes devem a ENDE mais de um bilhão de kwanzas

    Moçâmedes- Um bilhão e setecentos e dezoito milhões e trezentos e nove mil de kwanzas, é o montante da dívida pública acumulada deste 2017 até a presente data, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição Eléctrica (ENDE), entre domiciliares, empresas públicas e privadas, na província do Namibe.

  • 10/11/2019 18:37:24

    Namibe: Camponeses clamam por melhorias da via de ecesso Vitchapi-Tchapi-Bibala

    Bibala - Fazendeiros da localidade de Vitchapi-Tchapi, comuna do Caitou, municipio da Bibala, clamam por melhorias da via de acesso que liga esta zona a sede municipal para facilitar o escoamento dos seus produtos, sobretudo horticolas e cereais.

  • 09/11/2019 19:08:40

    Governador exorta camponeses a aumentar produção agrícola

    Bibala - O governador do Namibe, Archer Mangueira, defendeu neste sábado, na comuna do Caitou, município da Bibala, a necessidade das famílias camponesas aumentarem os níveis de produção agrícola, de modo a evitar a importação de produtos alimentícios e a garantir o seu desenvolvimento sustentável.