Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

05 Dezembro de 2019 | 18h48 - Actualizado em 05 Dezembro de 2019 | 18h48

Energia do Laúca chega ao projecto agro-pecuário Aldeia Nova

Sumbe - O projecto agro-pecuário Aldeia Nova, localizado no município da Cela, província do Cuanza Sul, conta desde quarta-feira, com energia da barragem de Laúca (Malange), com a instalação de um poste de transformação (PT) de energia de 45 kva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fazenda Aldeia Nova, Cuanza Sul)

Foto: Francisco Miúdo

Essa energia está a beneficiar, numa primeira fase, as unidades fabris de lacticínios, abate de animais e de ração animal.

Em declarações à imprensa, o director-geral do projecto Aldeia Nova, Kobi Trivizki, adiantou que com a instalação do PT, os custos de produção diária avaliados em 35 milhões de kwanzas/mês, gastos na sua maioria em combustível para o gerador, vão baixar e, consequentemente, os dos produtos finais.

A Aldeia Nova está com uma produção anual de 50 mil caixas de bolos e de lacticínios. Tem acondicionados meio milhão de litros para queijo e 36 milhões para gelado, prevendo um aumento da produção dos derivados do leite, a partir de 2020, na ordem dos 50 por cento da actual.

O município da Cela, na província do Cuanza Sul, tem energia eléctrica desde 2018, mas apenas agora foi possível a disposição desse bem à fazenda perspectivando-se a electrificação de quintas.

Criada em 2005, a Aldeia Nova conta com uma produção de 280 mil ovos/dia, uma fábrica que produz por hora 20 toneladas de ração, 600 fazendas familiares, com 30 hectares cada, 16 mil cabeças de gado bovino, 29 mil e 500 caprinos e dois mil e 200 suínos.

Leia também
  • 28/11/2019 21:25:54

    Colocação da "roda" da última turbina de Laúca está concluída

    Luanda - A Central Ecológica do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, província de Malanje, conta a partir de quarta-feira última com a conclusão da colocação da "roda" da sétima e última turbina desta barragem.

  • 22/11/2019 16:52:59

    Governante defende expropriação de fazendas inoperantes

    Sumbe - O governador da província do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, advogou nesta sexta-feira, no Sumbe, a necessidade da aplicação do preceituado da Lei de Terras, que prevê a expropriação de propriedades ociosas.

  • 22/11/2019 00:04:22

    Agricultura e pesca prioridades do Cuanza Sul

    Sumbe - O governador da província do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, apontou nesta, quinta-feira, na cidade do Sumbe, o fomento da agricultura e da pesca como prioridades para o sustento das famílias da província.