Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

03 Dezembro de 2019 | 19h51 - Actualizado em 03 Dezembro de 2019 | 19h50

Equipa multissectorial visita cooperativas no Bengo

Caxito - Uma equipa económica multissectorial visitou segunda-feira, na província do Bengo, sete cooperativas e fazendas agrícolas dos municípios do Dande e Dembos, para constatar o funcionamento, constrangimentos e o índice de produção.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Promovido por uma equipa multissectorial do Prodesi, em colaboração com o gabinete provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado do Bengo, os técnicos reuniram-se com os agentes económicos, para auscultar os seus problemas e dificuldades.

Agricultores e empresários foram esclarecidos sobre a implementação do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) e o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), que visa o crescimento económico do país.

Os agentes económicos foram também informados sobre os objectivos e modalidades de adesão ao Prodesi e ao PAC, e a disponibilidade dos bancos comerciais que aderiram ao programa.

Os participantes consideraram bastante exigentes os requisitos necessários para aderir ao PAC, e sublinharam que terão muitas dificuldades no tratamento dos processos, devido a falta de muitos serviços no interior da província.

O técnico do Ministério da Economia e Planeamento, João Cosse, que chefiou a equipa, teceu considerações sobre o funcionamento do Prodesi, e do trabalho que as equipas multissectoriais e os bancos que subscreveram o projecto devem realizar.

O vice-governador provincial do Bengo para o sector político, social e económico, António Martins, pediu aos agricultores e a classe empresarial da província, maior organização, para poderem aderir ao Prodesi e ao PAC.

Reafirmou que o sector agrícola está no centro das atenções, tendo em conta os desafios da diversificação da produção nacional.

Por isso, pediu as administrações municipais para facilitar os agricultores na constituição de processos de legalização dos seus espaços e outras documentações necessárias.

Durante a visita os técnicos constataram igualmente a existência de muita produção que aguarda o seu escoamento.

No âmbito do PAC, foram já remetidos à banca a nível do país, 118 projectos, na sua maioria ligados ao sector agrícola. Destes, 13 estão aprovados, sendo um da província do Bengo.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 29/11/2019 17:25:48

    Administração do Dande distribui inputs agricolas

    Caxito - A administração municipal do Dande, província do Bengo, procedeu hoje, na comuna do Úcua, a entrega de 78 catanas, 66 enxadas, 21 machados e 18 limas às cooperativas Cadissol, Boa Esperança e Intocável, para o presente ano agrícola.

  • 27/11/2019 17:59:46

    Técnicos de inspecção formados sobre legislação comercial

    Caxito - Técnicos da inspecção do comércio na cidade de Caxito, província do Bengo, foram capacitados hoje, sobre matérias ligadas a legislação comercial, elaboração da estrutura da base de cálculo e regime de preços, no âmbito da campanha pedagógica nacional de inspecção que decorre no país.

  • 26/11/2019 15:39:32

    Empresa agrícola no Bengo quer investimento para aumentar produção

    Caxito - A empresa agrícola Jorge Semedo e filhos na província do Bengo necessita de investimento para a aquisição de pulverizador mecânico, escavadora, sistema de rega e grade, para aumentar os índices de produção.