Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Dezembro de 2019 | 19h31 - Actualizado em 06 Dezembro de 2019 | 19h31

OPEP aumenta cortes na produção petrolífera

Luanda - A 177ª Reunião da Conferência de Ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu nesta sexta-feira, em Viena (Áustria), fazer um incremento de 500 mil barris por dia (mbpd) aos cortes definidos em 2018 (um milhão e 200 mbpd), com vista a estabilização do preço do "ouro negro" no mercado internacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

OPEP aumenta cortes na produção petrolifera

Foto: FMiudo

Com essa decisão, que começa a ser efectivada a partir do dia 1 de Janeiro de 2020, eleva-se os cortes dos actuais um milhão e 200 mbpd para 1.700 mil barris/dia, sendo que o total dos cortes serão repartidos por todos os países da OPEP e Não-OPEP, signatários do Memorando de Entendimento de 2016, segundo uma nota de imprensa chegada hoje à Angop.

Com a decisão de novos cortes na produção, a expectativa recai à quota a ser atribuída em cada país produtor de petróleo.

Em Dezembro de 2018, a 175ª Reunião do cartel decidiu fazer um corte total de um milhão e 200 mil barris de petróleo/dia, sendo 800 mil para os membros da OPEP e 400 mil para os Não-OPEP.

Nesse evento, Angola, que participa com uma delegação chefiada pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, mantém firme a sua posição em aumentar a produção de um milhão 390 mil barris/dia para um milhão 436 mil.

Depois de se registar algumas perdas consecutivas nas últimas semanas, o preço do crude nas bolsas de valores demonstra tendência de recuperação.

Na última quinta-feira, o barril do Brent, que serve de referência para Angola, esteve cotado no mercado de futuros de Londres ao preço de 62,28 dólares norte-americanos, uma variação positiva de 0,89 por cento em relação ao fecho de segunda-feira última.

Assuntos Economia   Petrolíferas  

Leia também
  • 06/12/2019 16:58:02

    Porto de Luanda aposta na segurança e sinalização marítima

    Luanda - A empresa Portuária de Luanda definiu o reforço da segurança de pessoas e bens e a melhoria da sinalização marítima como dois importantes projectos a serem concretizados em 2020.

  • 06/12/2019 10:50:50

    Huíla na 5ª edição do projecto "Rota Gastronómica"

    Lubango - Seis unidades hoteleiras da província da Huíla participam pela primeira vez no projecto "Rota Gastronómica", com o intuito de promover a oferta gastronómica e os produtos nacionais, nas cidades do Lubango, Benguela e Moçâmedes.

  • 05/12/2019 21:20:31

    País tem fraca cultura de registo de propriedade industrial

    Luanda - Registo de propriedade intelectual no país ainda é deficitário e carece de muita divulgação, tendo em conta a necessidade de protecção das marcas, considerou hoje o especialista em Economia e Gestão da Propriedade Industrial, Gonçalves Toco.