Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Dezembro de 2019 | 18h35 - Actualizado em 08 Dezembro de 2019 | 08h48

PAC apoia Agrikuvango com USD 10 milhões

Lubango - O complexo agro-industrial "Agrikuvango", situado no município do Cuvango, província da Huíla, vai receber 10 milhões de dólares do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) para aumentar os seus níveis de produção de milho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Huíla: Empresário, Rui Kapose

Foto: Amélia Oliveira

A garantia foi dada nessa quinta-feira pelo secretário de Estado da Economia, Sérgio Santos, quando visitava fazendas com a Comissão Económica do Conselho de Ministros.

Segundo Sérgio Santos, o Governo vai, no âmbito do PAC, apoiar o projecto para que estenda as suas áreas agricultáveis com a aquisição de 24 novos pivôs de irrigação, que se juntarão aos 12 já existentes.

Sublinhou que são projectos que precisam ser apoiados e que o Governo vai fazer advocacia junto dos bancos para que esses beneficiem de empréstimos pois, pelo que viu, há garantias de que consiga reembolsar em sete ou oito anos, por que já está activo.

Por sua vez, o secretário do Estado da Agricultura e Pecuária, José Carlos Bettencourt, informou que existem valores para apoiar os agricultores e garantiu rigor na selecção dos projectos.

Destacou que um projecto como o “Agrikuvango” merece o apoio do governo, por ser um projecto que vai diminuir a importação do milho e da fuba e que está a contribuir no aumento do emprego aos cidadãos nacionais.

Já o proprietário do projecto, Rui Kaposse, manifestou-se satisfeito com a visita realizada pela comissão económica do Conselho de Ministros e espera que as preocupações de aquisição de divisas e acesso aos créditos para expansão do mesmo sejam ultrapassadas num curto espaço de tempo.

Fez saber que o complexo tem uma componente industrial já implantada com a transformação de fuba de milho em 40 toneladas mês, tendo abastecido o mercado nacional.

Actualmente criou 235 postos de trabalho, num projecto implantados 600 hectares tendo recolhidos dois mil 500 toneladas de milho, mas outros 550 devem receber sementes ainda na presente campanha agrícola.

O Agrikuvango, na fase experimental, colheu mais de três mil toneladas por hectar e espera-se o triplo na seguinte.

O Projecto “Agrikuvango” começou a ser executado em 2017 numa área de cinco mil hectares. Em 2020 pretende-se alcançar a produção plena, com a diversificação das culturas iniciando a produção de 750 hectares de ginguba, com a produção estimada em duas mil e 550 toneladas.

Agrikuvango é um projecto agro-industrial responsável pelo desenvolvimento da fazenda “Kuvango”. Tem como principal objectivo a produção, processamento industrial e comercialização de milho, trigo e arroz.

Instalado nas margens do rio Cuvango, um curso permanente de água na zona leste da província da Huíla, a “Fazenda Agrikuvango” existe sob o signo “Da semente ao Consumidor”.

O investimento, cujo valor se desconhece, quer posicionar-se na vanguarda da indústria agro-alimentar, representando a iniciativa privada em sintonia com os desígnios do Executivo angolano.

O município do Cuvango, que já foi um dos maiores produtores de milho na Huíla, chegando a “sustentar” a actividade moageira nos anos de 1973 a 1981 na região, apoiado pelo Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, olha o Agrikuvango como uma aposta para relançar a actividade produtiva de bens da cesta básica.

Leia também
  • 06/12/2019 16:01:16

    Camponeses em Mbanza Kongo recebem inputs agrícolas

    Mbanza Kongo - Sete mil catanas e igual número de enxadas começam a ser dsitribuídas, nos próximos dias, às associações e cooperativas de camponeses do município de Mbanza Kongo, província do Zaire, no quadro da campanha agrícola 2019/20.

  • 06/12/2019 10:50:50

    Huíla na 5ª edição do projecto "Rota Gastronómica"

    Lubango - Seis unidades hoteleiras da província da Huíla participam pela primeira vez no projecto "Rota Gastronómica", com o intuito de promover a oferta gastronómica e os produtos nacionais, nas cidades do Lubango, Benguela e Moçâmedes.

  • 05/12/2019 14:12:57

    Camponeses recebem 200 toneladas de fertilizantes

    Cuito - Duzentas toneladas de fertilizantes e sementes diversas foram distribuída na presente época agrícola (2019/2020), a mais de mil e 500 famílias camponesas do município da Nharêa, província do Bié, informou hoje à Angop a administradora local, Maria Lúcia Chicapa.