Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

03 Dezembro de 2019 | 19h42 - Actualizado em 03 Dezembro de 2019 | 19h42

População do Tamba e Caissa beneficiam de moagem

Malanje - A população das aldeias do Tamba e Caissa, nos municípios de Malanje e Cangandala, respectivamente, beneficiaram hoje (terça-feira), de uma unidade de processamento da mandioca e produção de fuba de bombó cada, entregues pelo MOSAP II (Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A iniciativa visa o aumento da produção de fuba, para o sustento das famílias e comercialização do excedente.

As referidas moageiras têm capacidade de produzir 150 quilógramas/hora e estão orçadas em 9 milhões e 162 mil kwanzas cada, dos quais 40 por cento do valor será reembolsado pelos beneficiários e 60% pelo MOSAPII.

No acto da inauguração das duas unidades, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Carlos Chipoia, realçou o papel das mesmas na ajuda as comunidades, principalmente as mulheres, a poupar esforços no acto de transformação do bombó e fuba, daí a vantagem de adquiri-las.

Pediu as comunidades no sentido de precaverem a manutenção das moageiras, para garantir a sua longevidade, pois com elas deverão trabalhar para comparticipar no pagamento de 40 por cento do seu valor.

Por sua vez, o coordenador provincial do projecto MOSAP II, Paulo Sozinho disse que as moageiras ora inauguradas vão corresponder com as necessidades que as comunidades enfrentam em termos do processamento do bombó em fuba.

Precisou que para além das moageiras o MOSAP está a financiar também outros projectos agrícolas a nível das duas aldeias como a produção de mandioca, feijão, milho e outras culturais.

Os beneficiários do subprojecto pertencem as associações Major Kanhangulo e 14 de Abril, que na ocasião mostraram-se satisfeitos com o gesto do MOSAP II e pediram a continuidade de mais acções no sentido de ajudar as comunidades do meio rural a ultrapassar as dificuldades de produção por falta de meios mecanizados.

Leia também
  • 03/12/2019 16:26:32

    Telecomunicações apoiam sector económico e social

    Luanda - O ministro das Telecomunicações e das Tecnologias da Informação (MTTI), José Carvalho da Rocha, apontou hoje a dinamização das tecnologias de informação e comunicação como uma das prioridades da sua instituição para o desenvolvimento de sectores sociais e económicos.

  • 30/11/2019 10:12:04

    Número de empresas madereiras cai para metade na província

    Lubango - O número de empresas exploradoras de madeira, licenciadas e controladas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), na Huíla,caiu de 12 em 2017 para seis no ano em curso, por dificuldades de reposição do material de exploração.

  • 30/11/2019 02:06:25

    CPM constata contínua desinflação da economia

    Luanda - O Comité da Política Monetária (CPM) constatou que o processo da desinflação da economia continua o seu curso, não obstante a implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e a deliberação da taxa de câmbio, em vigor desde Outubro.