Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Dezembro de 2019 | 14h00 - Actualizado em 10 Dezembro de 2019 | 14h04

Angola conta com posto transfronteiriço de mercadorias em 2020

Ondjiva - Angola vai beneficiar, a partir de 2020, do primeiro posto transfronteiriço de paragem única de mercadorias em Santa-Clara, província do Cunene, anunciou nesta segunda-feira o ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cunene: Joffre Van-Dúnem , Ministro do Comércio em visita de constatação na futura instalação do Mercado do Cuanhama.

Foto: JOSÉ CACHIVA

A iniciativa visa baixar os custos no comércio transfronteiriço e melhorar a comodidade dos comerciantes, afirmou o governante quando falava à margem de uma visita de trabalho de dois dias na província do Cunene.

Justificou que a zona de Santa-Clara dispõe de infra-estruturas apropriadas para a implantação do primeiro posto de paragem única do país.

Explicou que pela dinâmica das transações comerciais entre Angola e a Namíbia, a paragem única vai proporcionar condições viáveis para a operação do posto fronteiriço em regime ininterrupto, que jogará um papel determinante na facilitação do comércio.

“Criamos as condições jurídico-legais, aguarda-se apenas a sua aprovação e coordenação interna dos órgãos intervenientes, para ser analisado com o país vizinho (Namíbia), antes da sua materialização, esclareceu o governante.

Na sua óptica, a intenção é facilitar a circulação de pessoas e bens nos países da SADC, a partir da fronteira da Santa Clara, assim como reduzir os congestionamentos, atrasos e baixar os custos no comércio transfronteiriço.  

O posto transfronteiriço de paragem única de mercadorias vai simplificar e harmonizar os processos de controlo e administração fronteiriça, bem como da gestão integrada dos riscos das importações e exportações.

 A província do Cunene e a República da Namíbia partilham 460 quilómetros de fronteira, dos quais 340 terrestre e 120 fluviais.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 07/12/2019 16:23:28

    Chuva reanima esperança dos camponeses do Cunene

    Ondjiva - Os camponeses do município do Cuanhama, província do Cunene, manifestaram-se, este sábado, satisfeitos com o retorno da chuva intensa que cai na região nos últimos dias, e mantêm esperança numa "boa" lavoura.

  • 06/12/2019 17:58:35

    Esopark colhe primeiras toneladas de milho em Janeiro

    Ondjiva - Mil e 500 toneladas de milho branco serão colhidas em Janeiro de 2020 na fazenda Vale Silvestre no Projecto Agro-industrial "Esopak", no município do Curoca, província do Cunene.

  • 06/12/2019 12:25:44

    Infracções económicas diminuem no Cunene

    Ondjiva - Oitenta infracções comerciais foram registadas de Janeiro a Novembro deste ano pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) na província do Cunene, representando uma redução de dez infracções em relação ao período homólogo de 2018.