Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

11 Dezembro de 2019 | 12h25 - Actualizado em 11 Dezembro de 2019 | 12h24

Electrificação das sedes municipais orçadas em USD 430 milhões

Mbanza Kongo - Quatrocentos e trinta milhões de dólares norte americanos é o valor investido pelo Executivo angolano para a electrificação das seis sedes municipais da província do Zaire à rede nacional de electricidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Subestação eléctrica

Foto: arquivo

O projecto de eletrificação das cidades e vilas desta parcela do território nacional iniciou em 2017 e permitiu a instalação de subestações eléctricas nas sedes municipais de Mbanza Kongo (60/15 KV), Soyo (60/30 e 60/15), Nzeto (60/15), Cuimba (60/30), Nóui (60/15) e Tomboco (220/30).

Ao todo, a nível da província do Zaire foi instalada em todos as subestações eléctricas uma potência de 150 MVA e 89 mil e 945 KVA de potência para a rede de distribuição.

Um total de 24 mil consumidores distribuídos pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nóqui, Tomboco e Nzeto beneficiam, numa primeira fase, a energia eléctrica produzida por centrais hidroeléctricas do país.

Deste número de beneficiários, dois mil e 603 consumidores dos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Cuimba beneficiam de energia eléctrica por sistema de pré-pagamento.

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que se encontra em Mbanza Kongo, desde terça-feira, onde procedeu à inauguração das subestações eléctricas do Tomboco e Cuimba, trabalha hoje no município fronteiriço do Nóqui, a 175 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo para a inauguração da subestação eléctrica local.

Com uma extensão de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire tem uma população estimada em 594 mil e 428 habitantes distribuídos pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nóqui, Tomboco e Nzeto.

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 11/12/2019 17:55:48

    Angola pode comercializar energia eléctrica para RDC - diz ministro

    Mbanza Kongo - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, afirmou nesta quarta-feira, na vila fronteiriça do Nóqui, província do Zaire, que Angola está em condições de comercializar a energia eléctrica para a região do Congo Central (ex-baixo Congo), República Democrática do Congo (RDC).

  • 10/12/2019 17:34:26

    Insectos destroem embarcações de pesca no Nzeto

    Mbanza Kongo - Uma praga de insectos está desde o último mês de Maio do corrente ano a destruir embarcações de pesca artesanal na costa marítima da vila piscatória do Nzeto, província do Zaire, tendo sido já danificadas, até a data presente, quinze embarcações.

  • 10/12/2019 16:37:57

    Antigos combatentes recebem tractor agrícola

    Mbanza Kongo - Cinquenta e oito antigos combatentes, associados em cooperativa agrícola denominada "Ndozi", em Mbanza Kongo, província do Zaire, receberam hoje, terça-feira, um tractor e a respectiva alfaia para o relançamento da sua actividade.