Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Dezembro de 2019 | 12h00 - Actualizado em 29 Dezembro de 2019 | 11h59

Governador quer assistência técnica redobrada aos camponeses

Dundo - O governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, orientou neste domingo, o gabinete da Agricultura a redobrar a assistência técnica aos camponeses, para o aumento da produção e melhoria das culturas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lunda Norte: Ernesto Muangala, Governador provincial

Foto: Henri Celso

Falando à imprensa sobre as perspectivas para o próximo ano económico, Ernesto Muangala considera que a Lunda Norte, pelas potencialidades que possui, deve começar a marcar passos para a auto-suficiência alimentar, para permitir a exportação de produtos para as vizinhas províncias da República Democrática do Congo.

Para o efeito,disse, é necessário que os camponeses sejam treinados regularmente para melhorar a sua actividade.

Reiterou que o governo local continuará a prestar apoio às famílias camponesas, incentivando a diversificação das culturas, tendo convidado os empresários nacionais e estrangeiros a investir na região.

Na presente época agrícola (2019/20) estão envolvidas 184 mil e 192 famílias que estão a produzir produtos diversos numa área de 200 mil hectares de terra, prevendo uma colheita de um milhão, 540 mil e 210 toneladas.

Na época passada foram colhidas 980 mil e 595 toneladas de culturas diversas, numa área de 178 mil e 395 hectares de terras, produzidas por 126 mil famílias.

A província conta actualmente com três brigadas de mecanização agrícola, com um total de 30 tractores.

Relativamente a pecuária, a província produziu três milhões e 384 ovos, bem como 32 mil e 465 quilogramas de carne de gado bovino, caprino, suíno e ovino.

Leia também
  • 17/12/2019 19:04:10

    Ex-militares recebem meios de trabalho

    Dundo - Geradores eléctricos e arcas frigoríficas figuram entre os meios entregues nesta terça-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, a 26 ex-militares para o fomento de pequenos negócios de geração de renda.

  • 13/12/2019 07:10:15

    SML factura acima de USD 4,3 milhões

    Lucapa - A Sociedade Mineira do Luachimo (SML) facturou, durante o terceiro trimestre do ano em curso, quatro milhões, 350 mil dólares na venda de diamantes.

  • 05/12/2019 15:45:43

    Reforçada capacidade de produção de energia no Chitato

    Chitato - Cinco grupos geradores de um megawatts cada foram instalados este mês nos bairros Samacaca, Satxindongo, Kamatundo e Kamaquenzo 1 e 2, município do Chitato, Lunda Norte, para reforçar a capacidade de produção de energia eléctrica nas circunscrições.