Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

27 Dezembro de 2019 | 18h22 - Actualizado em 27 Dezembro de 2019 | 18h22

Jardins da Yoba instala unidade de processamento de sementes

Lubango - Uma unidade de processamento de sementes de cereais, com capacidade de armazenamento de mil e 500 toneladas/ano, vai ser instalada na primeira quinzena de 2020, pela empresa Jardins da Yoba, na comuna da Arimba, município do Lubango, província da Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Amostra de sementes (Foto arquivo)

Foto: Gaspar dos Santos

O projecto, orçado em dois milhões e 500 mil dólares americanos, vai permitir armazenar  milho, massango e massambala, bem como gerar mais de três mil empregos directos e indirectos.

E m declarações a Angop, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa, Jardins da Yoba, Paulo Amaral Pereira, disse que o objectivo da iniciativa é  contribuir para a incorporação científica, tecnológica e na cadeia de negócio  da multiplicação de sementes e propágulos vegetativos em Angola, de uma forma sustentável e permanente.

 Um dos objectivos da instalação das unidades, segundo o gestor, é de concorrer para o estabelecimento de uma reserva filogenética e assegurar os necessários desenvolvimentos científicos que visem o seu aproveitamento económico com estabelecimento de um Catálogo Nacional de Variedades.

De igual modo, o investimento visa cooperar para uma produção agrícola de qualidade, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental dos meios de produção (água e solo) e segurança alimentar para os consumidores (resíduos de pesticidas).

É também objectivo da Jardins Yoba, fomentar a diversificação da economia com maiores taxas de incorporação nacional, visando a substituição directa e indirecta das importações, para além de consolidar a posição de liderança no mercado nacional de tubérculos, sementes de batata e potenciar a exportação para países vizinhos.

De acordo com o empresário, a implementação do projecto decorre sem sobressaltos, pois a equipa técnica está a trabalhar arduamente para que se alcance  objectivo estratégico na produção de sementes de milho, feijão e outros cereais.

 O investidor pretende estabelecer um centro de produção frutícola no sul de Angola, tendo em consideração o potencial edafo-climático de especialidade de regiões demarcadas, nomeadamente citrinos-Chibia, Pomoideas, Prunoideas-Humpata e Tropicais-Chaungo.

 A Jardins da Yoba concluiu a sua fase de instalação e consolidação do processo produtivo, isto é, do primeiro projecto de investimento estrutural, com capitais próprios no final de 2015, constituindo-se como a única empresa produtora de semente certificada de batata em Angola.

 Em 2016, foi seleccionada para o Programa Nacional de Sementes, onde em cooperação institucional/científica com o Instituto de Investigação Agrária (IIA)e o CIMMYT, desenvolve, de forma partilhada e assistida, um programa de melhoramento e selecção de plantas.

 Jardins da Yoba é uma empresa virada ao ramo agro-pecuário e industrial, que desenvolve a sua acção nos municípios da Chibia e Humpata, província da Huíla.

Leia também
  • 26/12/2019 18:35:03

    Porto de Luanda regista baixa de 16% na produção

    Luanda - O Porto de Luanda manuseou, no terceiro trimestre deste ano, um milhão e 640 mil, 551 e 85 toneladas, registando um decréscimo de 318 mil, 258 e 36 toneladas - uma diminuição correspondente a 16 por cento em relação ao período homólogo de 2018.

  • 26/12/2019 17:39:23

    Reabilitação de estradas orçada em Akz mais de 3 mil milhões

    Malanje - Três mil milhões, 515 milhões, 681 mil e 459 kwanzas serão investidos, em 2020, nas obras de reabilitação de estradas secundárias e terciárias, em 13 dos 14 municípios de Malanje, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos(PIP).

  • 26/12/2019 14:27:56

    Aumenta produção de mel no Moxico

    Luena - A produção artesanal de mel na província do Moxico aumentou este ano para 12 mil e 520 litros, mais dois mil e 480 em relação a igual período de 2018, disse hoje no Luena, o chefe do Departamento Provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Paulo Macazanga Vidal.