Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Março de 2019 | 21h18 - Actualizado em 15 Março de 2019 | 21h22

Projecto de agricultura familiar apoia mais de nove mil camponeses

Huambo - Nove mil e 792 camponeses, das províncias do Huambo, Bié e Malanje, já se beneficiaram, desde Dezembro de 2016, do apoio do Projecto de Agricultura Familiar Orientada para o Mercado (MOSAPII), financiado pelo Banco Mundial (BM)

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Camponeses em actividade

Foto: Angop

Os dados constam de um relatório apresentado hoje, sexta-feira, na província do Huambo, ao vice-presidente do Banco Mundial, Hafez Ghanem, durante a visita de constatação aos projectos finnanciados.

Do total de camponeses beneficiados, segundo o relatório, constam 5272 mulheres, sendo que até ao final do projecto, em 2021, prevê-se apoiar 175 mil camponeses nas províncias do Huambo, Bié e Malanje.

Além de imputes agrícolas, os camponeses, 4678 da província do Huambo, 2625 da província do Bié e 2489 da província de Malanje, também receberam assistência técnica, a fim de aumentarem a sua produção.

Desde 2016, lê-se no relatório, foram constituídas, nestas três províncias, 945 escolas de campo, cuja finalidade é elevar as competências dos camponeses, tendo sido já capacitados 38136 camponeses, com conhecimentos e técnicas agrícolas e sociais, no quadro da componente do reforço das capacidades e desenvolvimento institucional.

Também foram realizadas, com o mesmo propósito, 132 acções de formação em micro-finanças, contemplando 588 camponeses que aprenderam a gerir a sua produção para promover a sustentabilidade e continuidade do aumento da renda, bem como a redução da pobreza no meio rural.

Já na componente do apoio à comercialização, o projecto permitiu a interligação formal com o mercado de 633 camponeses, nas três províncias, no sentido de permitir o escoamento dos seus produtos.

Para a execução do MOSAP II o Banco Mundial disponibilizou 70 milhões de dólares norte-americanos enquanto o governo colocou à disposição do projecto 20 milhões.

Com tendência mais virada para o desenvolvimento das comunidades, o Projecto de Agricultura Familiar Orientada para o Mercado conta com parcerias da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Instituto de Investigação Agronómica (IIA) e Ministério do Comércio.

Leia também
  • 15/03/2019 20:22:55

    Financiamentos do Banco Mundial adequam-se à economia nacional

    Huambo - Os financiamentos que têm sido concedidos pelo Banco Mundial (BM) adequam-se à economia nacional, para fazer face a necessidade da dinamização do progresso e o desenvolvimento social e económico do país.

  • 15/03/2019 20:19:00

    Banco Mundial satisfeito com execução de projectos

    Huambo - A execução dos quatro projectos financiados pelo Banco Mundial, desde 2014, na província do Huambo, deixou satisfeito hoje, sexta-feira, o vice-presidente da instituição para África, Hafez Ghanem.

  • 14/03/2019 16:30:57

    Alvarás indústrias já são emitidos no Huambo

    Huambo - A província do Huambo está a emitir a partir de hoje, quinta-feira, e pela primeira vez, alvarás industriais, com objectivo de melhorar o ambiente de negócio, para fazer face aos desafios da diversificação da economia nacional.