Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Abril de 2019 | 22h14 - Actualizado em 12 Abril de 2019 | 22h14

"Minha Terra" vai facilitar acesso ao micro crédito

Cachiungo - O Programa Nacional de emissão de títulos a favor de camponeses, denominado "Minha Terra", a ser lançado dentro de 15 dias, no município do Cachiungo, província do Huambo, vai facilitar o acesso ao crédito, para o fomento da produção agrícola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Tractor lavra o campo

Foto: Agostinho Kilemba

A informação foi prestada hoje, no município do Cachiungo, pelo Secretario de Estado para Ordenamento do Território, Manuel Marques de Almeida Pimentel, a frente de uma delegação multissectorial que hoje constatou as condições para o lançamento do programa.

Explicou que o mesmo visa atribuir título de reconhecimento das delimitações das terras das comunidades rurais, cooperativas e associações de camponeses, habilitando-os a aceder a créditos bancários, para o fomento da produção e produtividade agrícola.

Referiu que o título vai igualmente proteger as terras dos camponeses, sendo que para o efeito, as equipas multissectorial estão a desdobra-se em todas as província  do país para catalogar às cooperativas beneficiarias do programa.

No município do Cachiungo estão já registadas 26 cooperativas e 50 associações, que produzem  em grande escala o milho, feijão, batata rena e doce, ananás e hortícolas diversas.

A  cooperativa “11 de Outubro", que possui 267 hectares de terra, vai albergar o acto nacional de lançamento do programa, dentro de 15 dias.

A emissão dos títulos de terra para os camponeses corresponde a um desejo que o Presidente da República, João Lourenço, havia manifestado em Outubro último, na província do Huambo, aquando da abertura do ano agrícola 2018/2019.

Leia também
  • 12/04/2019 21:21:35

    Quarenta jovens participam na feira do empreendedor

    Huambo - Quarenta expositores das áreas do comércio formal e informal da província do Huambo estão a participar, desde hoje, na 2ª edição da feira do empreendedorismo juvenil, a decorrer até domingo.

  • 12/04/2019 14:35:47

    Arrecadação de receitas aumenta no Londuimbali

    Londuimbali - Dois milhões, 546 mil e 345 kwanzas foram arrecadados nos primeiros três meses deste ano no município do Londuimbali, na província do Huambo, muito acima do montante arrecadado em igual período em 2018 (um milhão, 203 mil, 435 kwanzas e 35 cêntimos)

  • 10/04/2019 15:29:47

    Agricultura busca auto-suficiência alimentar

    Luanda - Angola poderá atingir, nos próximos cinco anos, a auto-suficiência alimentar em quase todos os produtos agrícolas, como resultado dos programas em curso de apoio à agricultura familiar, aumento das áreas de cultivo e da subvenção do preço dos combustíveis, afirmou hoje o ministro da Agricultura e Florestas.