Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Abril de 2019 | 17h18 - Actualizado em 15 Abril de 2019 | 17h17

INE lança recenseamento agro-pecuário

Luena - O Instituto Nacional de Estatística (INE) procedeu hoje, segunda-feira, no bairro Calundjindji, arredores da cidade do Luena, ao lançamento do Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), para testar as condições da estrutura organizativa que visa a realização do RAPP 2018-2019.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A escolha desta província para a fase piloto da operação estatística de recolha, processamento e divulgação de dados sobre a estrutura da agricultura, pecuária e pescas no país, teve em conta as regiões agro-ecológicas e especificidades das práticas agrícolas, a garantia da logística e a densidade do efectivo animal.

No acto de lançamednto, o coordenador da Comissão Provincial do RAPP, António Augusto da Silva, disse que o evento vai aferir a produção nacional existente, para que se possa ter dados com exactidão que permitam a realização em Junho do primeiro Censo da Agricultura, Pecuária e Pescas.

O também director provincial do Gabinete local da Agricultura e Desenvolvimento Rural, apontou que o censo piloto decorre em dois municípios, nomeadamente Luchazes e Moxico (sede), abrangendo duas comunas, 12 aldeias e dez famílias em cada localidade.

A iniciativa que envolve famílias camponesas, empresas agrícolas, entre outras entidades que participam na produção agro-pecuária e pesqueira vai testar problemas associados as longas distâncias e vias de difícil acesso frequentes na região leste do país.

Criado através do decreto 194 /18 de 20 de Abril, o RAPP será uma operação estatística para a recolha, processamento e disseminação de dados dos sectores Agrário, Pecuário e Pescas, frisou.

O RAPP 2018- 2019 será coordenado pelo INE, coadjuvado pelo Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) e Ministério das Pescas e do Mar (MINPESMAR), com apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO).

Na ocasião, o soba do bairro Calundjindji, Silva Calundjindji, manifestou-se satisfeito com a implementação do projecto, por tencionar criar mecanismos que visam melhorar as condições de vida da população.

Para além do Moxico, o RAPP piloto será igualmente realizado nas províncias do Cunene, Uíge, Benguela e Cuanza Sul, atendo as suas regiões agro-ecológicas e especificidade das práticas agrícolas, piscícola e pastorícia, bem como a garantia da logística e a coordenação institucional.

Leia também
  • 13/04/2019 06:00:31

    Desafios da economia angolana em debate nos EUA

    Luanda - Os novos desafios da economia angolana, à luz das reformas levadas a cabo pelo Presidente João Lourenço, estiveram em debate esta sexta-feira, em washington (Estados Unidos da América - EUA).

  • 12/04/2019 16:22:53

    AGT arrecada mais de AKz 600 milhões no primeiro trimestre

    Malanje - Seiscentos e 22 milhões de kwanzas foram arrecadados pela Administração Geral Tributária (AGT), em Malanje, durante o primeiro trimestre deste ano, fruto da cobrança de impostos e outros tributos.

  • 12/04/2019 14:35:47

    Arrecadação de receitas aumenta no Londuimbali

    Londuimbali - Dois milhões, 546 mil e 345 kwanzas foram arrecadados nos primeiros três meses deste ano no município do Londuimbali, na província do Huambo, muito acima do montante arrecadado em igual período em 2018 (um milhão, 203 mil, 435 kwanzas e 35 cêntimos)