Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Abril de 2019 | 15h17 - Actualizado em 19 Abril de 2019 | 15h16

Vitimas da estiagem no Cuando Cubango vão receber apoios

Menongue - Setenta mil 380 famílias camponesas afectadas pela estiagem nos últimos três meses na província do Cuando Cubango vão receber brevemente apoio em diversos bens do Executivo, afirmou nesta quinta-feira o secretário de Estado de Acção Social, Lúcio do Amaral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável fez estas declarações quinta-feira, no município do Cuchi, 93 quilómetros a Oeste de Menongue, no final de três dias de trabalho com vista a constatar a situação em que se encontram as populações afectadas pela estiagem.  

Lúcio de Amaral assegurou que o apoio, consubstanciado em ajuda alimentar, instrumentos agrícolas, tractores para o cultivo de terras, entre outros, chegará ao Cuando Cubango dentro de dias.  

De acordo com o secretário de Estado, as populações cujas culturas foram prejudicadas pela estiagem deverão, numa primeira fase, beneficiar de instrumentos agrícolas para cultivar na margem dos rios.

Referiu que o Ministério da Agricultura será obrigado a dar formação aos camponeses das zonas afectadas para realizar agricultura de desenvolvimento ao invés de subsistência que levam a cabo normalmente.

Entretanto, a vice-governadora para área social, política e económica, Sara Luísa Mateus, afirmou que as famílias afectadas precisam de ajuda alimentar, bem como de instrumentos agrícolas para poderem trabalhar nas margens dos rios.

Solicitou a par dos ministérios  da Agricultura, Acção  Social,  Família e Promoção da Mulher, ajuda  das  organizações não governamentais e parceiros, para apoiar estas populações.

Durante a sua estadia no Cuando Cubango, o secretário de Estado constatou a realidade da seca nos municípios de Menongue, Cuchi e Cuito Cuanavale, onde foram prejudicadas as culturas de milho, massango, massambala, feijão-frade, entre outros produtos.

Leia também
  • 18/03/2019 17:59:14

    Governo do Cubango Cubango encoraja aposta na produção local

    Menongue - A vice-governadora para o sector político, social e económico, Sara Luísa Mateus, encorajou hoje a classe empresarial, representantes de autoridades tradicionais e de famílias camponesas a apostar na produção agrícola para se evitar a importação de produtos da cesta básica.

  • 07/03/2019 11:44:36

    Banco KFW investe mais de 2 milhões de euros no KAZA

    Menongue - O banco alemão KFW vai investir nos próximos dias cerca de dois milhões de euros no projecto da Área de Conservação Transfronteiriço KAZA, na componente angolana, para a construção da sede do secretariado no município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango.

  • 10/02/2019 13:20:04

    Província do Cuando Cubango já emite Alvará Comercial

    Menongue - A província do Cuando Cubango tornou-se sexta-feira a décima oitava (última) região do país a passar emitir localmente o documento Alvará Comercial no âmbito do processo de desburocratização dos serviços para o exercício da actividade comercial.