Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Abril de 2019 | 13h26 - Actualizado em 26 Abril de 2019 | 07h33

BNA quer maior inclusão financeira dos cidadãos

Benguela - O delegado regional do Banco Nacional de Angola (BNA), Gonçalo Antunes Rita, defendeu, em Benguela, a contínua mobilização e sensibilização dos cidadãos no sentido de se absterem de guardar dinheiro nas suas residências, mas sim em instituições bancárias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cidadãos aconselhados a depositarem o dinheiro nos bancos

Foto: Francisco Miudo

Segundo Gonçalo Rita, que falava hoje na abertura do programa de inclusão financeira dirigido a vendedoras ambulantes (zungueiras), é obrigação do BNA realizar de forma tempestiva palestras para aproximar as instituições bancárias aos cidadãos, pois muitos carecem de esclarecimentos e orientação, visando uma mudança de comportamento.

O responsável adiantou que a inclusão financeira visa a integração de todo cidadão ao sistema bancário, para que no exercício da poupança, gastos e os devidos excedentes nos bancos comerciais, tenham rendimentos.

Entretanto, o analista de micro-crédito do Banco Sol, João Ngula, avançou que o programa do BNA visa mostrar às pessoas o risco que correm em guardar o dinheiro em casa e os benefícios em tê-lo depositado nas instituições bancárias.

O analista garantiu existir ainda muita resistência por parte dos cidadãos em depositar o dinheiro nos bancos, preferindo as velhas práticas de guardá-lo nas residências, em garrafões ou cofres improvisados.

“Temos que incutir nas pessoas a importância e o benefício de abrir contas bancárias, no sentido da massa monetária poder circular e ser usada pelos seus detentores sempre que precisarem”, disse.

Para João Ngula, a inclusão financeira pode prevenir vários riscos aos cidadãos, como assaltos ou incêndios.

O momento ficou ainda marcado com a abertura de contas pelos cidadãos nos diversos bancos representados no acto.

Leia também
  • 25/04/2019 14:03:55

    Inaugurada fábrica de fuba de milho

    Benguela - Uma nova fábrica de fuba de milho, denominada "VMSI", com capacidade de produzir cinco toneladas/dia, inicialmente, foi inaugurada nesta quinta-feira, na zona industrial da cidade Benguela, pelo administrador municipal, Carlos Guardado.

  • 25/04/2019 13:31:27

    Campanha prevê vacinar cerca de 150 mil bovinos em Benguela

    Benguela - Cento e cinquenta mil doses de vacinas estão disponíveis, na província de Benguela, para imunizar aproximadamente 149 mil e 500 bovinos contra a dermatite nodular, carbúnculo hemático e sintomático, e pneumonia contagiosa, anunciou, no município do Cubal, o director do Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas.

  • 23/04/2019 19:54:47

    Futebol: Agentes desportivos convictos na passagem à final da selecção sub 17

    Benguela - Agentes desportivos na província de Benguela acreditam numa vitória da selecção nacional de futebol sub-17, nesta quarta-feira, diante da similar dos Camarões, em jogo referente às meias-finais do CAN da categoria que decorre em Dar-es-salaam, Tanzânia.