Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

26 Abril de 2019 | 01h31 - Actualizado em 26 Abril de 2019 | 08h48

Diplomata destaca Relações económicas entre Angola e África do Sul

Luanda - O volume de transações comerciais da África do Sul para Angola ronda entre os 377.7 mil milhões de Kwanzas, enquanto que o inverso é de 133.3 mil milhões de Kwanzas, cifra relativamente baixa devido a escassez divisas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fannie Phakola, embaixador da África do sul em Angola

Foto: Nelson Malamba

Estes dados foram avançados quinta-feira, em Luanda, pelo embaixador sul-africano em Angola, Fannie Mfana Phakolo, que falava à imprensa, a margem das celebrações do Dia Nacional da África do Sul, salientando que apesar do baixo número de transações de Angola para África do Sul as relações económicas são excelentes.   

“Apesar do desiquilíbrio, esse número vai aumentar no seu devido momento, o executivo está a trabalhar afincadamente para isso,  a situação dos angolanos irá melhorar, há esperanças no novo governo”, disse a fonte.  

O diplomata explicou que Angola é o parceiro principal nas relações comerciais e que os produtos que o seu país mais importa são petróleo, lubrificantes, entre outros, acrescentando que os investidores sul-africanos, em Angola, actuam em diversos sectores, desde mineração, alimentos e bebidas, hotelaria, banca e seguros.  

A celebração do dia 25 de Abril deste ano visou reflectir e comemorar os avanços feitos desde 1994, promover os valores da liberdade, democracia e assegurar que os direitos humanos sejam efectivos. 

A eleição, em Abril de 1994, do primeiro presidente negro, Nelson Mandela, gerou enormes esperanças numa população prejudicada por várias décadas de repressão, durante o sistema politico de separação de raças (apartheid) na África do Sul, país que quinta-feira comemorou 25 anos de liberdade após a derrota desse regime segregacionista.

O evento, realizado no Hotel Palmeiras, em Talatona, reuniu diplomatas, membros do governo e convidados. 

Assuntos Economia  

Leia também
  • 26/04/2019 18:23:55

    Agentes económicos têm estatuto que facilita comércio transfronteiriço

    Luanda - A cadeia logística de importação e exportação de mercadorias para Angola está reforçada com o estatuto atribuído aos actores do comércio internacional denominado “Operador Económico Autorizado” (OEA) - uma categoria que concede tratamento prioritário, célere e personalizado no desalfandegamento de mercadorias e outros direitos.

  • 26/04/2019 13:52:19

    Setenta e cinco empreendedores faliram nos últimos cinco anos

    Lubango - Pelo menos 75 novas empresas criadas nos últimos cinco anos, por jovens empreendedores da Huíla, fecharam por má gestão e por dificuldades cambiais, revelou hoje o coordenador do Fórum Angolano do Jovem Empreendedor (FAJE) local, Piedade Pena.

  • 26/04/2019 11:18:50

    Descoberto metal raro no Huambo

    Huambo - Uma reserva de aproximadamente 23 biliões de toneladas de minério bruto de um raro metal, denominado 'terras raras', foi descoberta no município do Longonjo, província do Huambo, após um estudo de prospecção que durou dois anos.