Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Abril de 2019 | 19h30 - Actualizado em 25 Abril de 2019 | 19h29

Governador quer maior aproveitamento do perímetro irrigado de Mucoso

Dondo - O governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, defendeu maior aproveitamento racional do perímetro irrigado do Mucoso, localizado no município de Cambambe, que explora actualmente 90 hectares de terra, dos 500 cultiváveis.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O governante deslocou-se quarta-feira, ao local, no âmbito da sua visita de trabalho de dois dias ao município de Cambambe para aferir o funcionamento das estruturas sociais e económicas da circunscrição, tendo constatado com preocupação o subaproveitamento daquela infraestrutura agrária.

Na fase inicial de exploração, em 2014, pelo menos colhia-se quinzenalmente, quarenta toneladas de produtos diversos, sobretudo hortícolas e citrinos, resultante dos primeiros investimentos feitos pelos fazendeiros que beneficiaram de parcelas de terras, no referido perímetro.

Ainda na mesma fase, o projecto produzia em quantidades reduzidas o limão, laranja, tangerina e manga, cujos indicadores estimularam os investidores em aumentarem o cultivo destes e de outras culturas, com o objectivo de atingirem a produção de aproximadamente 100 toneladas de produtos diversos por semana.

Nesta altura, o projecto encontra-se virado apenas ao cultivo da banana, em pequenas quantidades, situação que preocupa as autoridades governamentais da província e não só.

O perímetro irrigado do Mucoso é constituído por 500 hectares repartidos em 166 parcelas de três hectares/cada, 20 das quais distribuídas em regime de concessão a igual número de fazendeiros.

No arranque do empreendimento, mais de oitenta jovens conseguiram o primeiro emprego no referido projecto, na sua maioria das aldeias que circundam o projecto.

O perímetro está equipado com uma estação de captação de água, com uma capacidade de mil e 800 metros cúbicos/hora, duas estações intermédia (uma uma para as fruteiras e outra para as hortícolas), um entreposto frigorífico para armazenar 900 toneladas de produtos diversos e uma estufa com capacidade para seis mil plantas diversas.

O perímetro irrigado do Mucoso é uma das grandes unidades agrícolas do município de Cambambe, tendo na era colonial produzido vários produtos com qualidade para serem exportados.

Paralisou a sua actividade na década de 1990 e parte dos seus espaços é aproveitada por famílias camponesas que praticam agricultura de subsistência.

Assuntos Agro-industria  

Leia também
  • 18/04/2019 19:29:53

    Censo agro-pecuário e pescas decorre na província do Uíge

    Uíge - Um censo estatístico, que visa produzir informações estruturais de base para os sectores agro-pecuário e pescas no Uíge, decorre desde 15 de Abril, segunda-feira, nos município do Dange-Quitexe e Ambuíla, informou hoje, à Angop, o director do Gabinete Provincial da Agricultura Pescas e Pecuária, Eduardo Gomes.

  • 16/04/2019 18:57:11

    Falta de madeira dificulta actividade de marcenarias

    Ndalatando - O atraso que se regista na emissão de licenças de exploração de madeira por parte do Ministério da Agricultura e Florestas está a dificultar a actividade das pequenas empresas de marcenaria na província do Cuanza Norte.

  • 29/03/2019 20:29:54

    Angola vai exportar etanol à Europa

    Luanda - Oito mil e 500 m3 de etanol hidratado, produzido na província de Malanje, serão exportados para a Europa, a partir de Abril deste ano, fruto de um contrato entre Companhia de Bioenergia de Angola (BIOCOM) e uma empresa europeia produtora de etanol e biocombustível.