Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Abril de 2019 | 14h03 - Actualizado em 25 Abril de 2019 | 14h03

Inaugurada fábrica de fuba de milho

Benguela - Uma nova fábrica de fuba de milho, denominada "VMSI", com capacidade de produzir cinco toneladas/dia, inicialmente, foi inaugurada nesta quinta-feira, na zona industrial da cidade Benguela, pelo administrador municipal, Carlos Guardado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estocagem do milho (arquivo)

Foto: António Tavares

A referida unidade fabril, uma parceria entre angolanos e chineses, está orçada em usd sete milhões e está equipada com tecnologia de ponta para o processo de produção.

A fábrica possui um tanque de armazenamento de milho, de onde ele é encaminhado de forma mecânica para a máquina de esfarelamento e seguidamente para a moagem, processo que termina com o ensacamento da fuba.

Em declarações à imprensa, o administrador do grupo empresarial, Victor Mukanza, explicou que para atingir os níveis de produção que propõem, a unidade fabril precisa diariamente de 200 sacos de milho de 50 quilogramas, daí recorrem às províncias da Huíla e do Huambo, consideradas grandes produtoras de milho.

Por outro lado, o empresário revelou que já no próximo mês de Maio o grupo empresarial prevê inaugurar uma fábrica de óleo de soja com capacidade de produzir mil litros dia, cuja matéria-prima será adquirida de agricultores já identificados na província do Huambo.

Para o administrador municipal de Benguela, Carlos Guardado, o projecto é oportuno, numa altura em que o Executivo trabalha no combate a fome e a pobreza.

“A fuba é um produto da cesta básica, de maneira que a sua produção localmente em grande escala pode contribuir na redução do custo de aquisição”, disse.

Já o chefe do departamento da Indústria em Benguela, Hungo Cassoma, garantiu que a fábrica ora inaugurada oferece condições e cumpriu com todos procedimentos para instalação de uma indústria transformadora.

Doze jovens angolanos conseguiram emprego com a entrada em funcionamento da fábrica.

Leia também
  • 25/04/2019 13:31:27

    Campanha prevê vacinar cerca de 150 mil bovinos em Benguela

    Benguela - Cento e cinquenta mil doses de vacinas estão disponíveis, na província de Benguela, para imunizar aproximadamente 149 mil e 500 bovinos contra a dermatite nodular, carbúnculo hemático e sintomático, e pneumonia contagiosa, anunciou, no município do Cubal, o director do Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas.

  • 25/04/2019 13:26:02

    BNA quer maior inclusão financeira dos cidadãos

    Benguela - O delegado regional do Banco Nacional de Angola (BNA), Gonçalo Antunes Rita, defendeu, em Benguela, a contínua mobilização e sensibilização dos cidadãos no sentido de se absterem de guardar dinheiro nas suas residências, mas sim em instituições bancárias.

  • 23/04/2019 19:54:47

    Futebol: Agentes desportivos convictos na passagem à final da selecção sub 17

    Benguela - Agentes desportivos na província de Benguela acreditam numa vitória da selecção nacional de futebol sub-17, nesta quarta-feira, diante da similar dos Camarões, em jogo referente às meias-finais do CAN da categoria que decorre em Dar-es-salaam, Tanzânia.