Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Abril de 2019 | 20h20 - Actualizado em 30 Abril de 2019 | 20h20

Lançado projecto de fomento do auto-emprego no meio rural

Uíge - Um projecto para o fomento do auto-emprego no meio rural nos domínios da agricultura familiar, construção de tanques para aquicultura e criação de cooperativas de pesca, foi lançado hoje (terça-feira), no município do Negage, província do Uíge, pela secretária de Estado para a Juventude, Guilhermina Fundanga Manuel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretária de Estado para Juventude, Gulhermina Fundanga Manuel (Arquivo)

Foto: Rosario dos Santos

A apresentação do denominado projecto “Coop-Rural”, ocorreu por ocasião da cerimónia nacional de encerramento da Jornada Abril Jovem, que decorreu sob o lema ”Juventude emponderada e desenvolvimento sustentável”.

Segundo a responsável, numa primeira fase, a iniciativa do Instituto Angolano da Juventude (INJ) vai inserir no mercado de trabalho 30 jovens na referida localidade e no decorrer da sua consolidação outros beneficiários serão contemplados.

Durante a sua intervenção, a secretária para Juventude destacou ainda o Plano de Acção para a Promoção e Empregabilidade (PAPE), uma iniciativa do Executivo para classe que visa também reduzir os índices de desemprego no país, estimular o empreendedorismo e apostar na formação técnica e profissional destes cidadãos.

O programa estima que cerca de 83 mil e 500 jovens serão directamente abrangidos, sendo 12 mil a serem capacitados no domínio do empreendedorismo e gestão de negócios e 15 mil, nos cursos de curta duração (corte costura, culinária e decoração).

Além destes, prevê ainda inserir no mercado formal, através da reconversão de pequenas actividades de ocupação e de renda, mil 500 formandos nos níveis três e quatro de formação profissional, inseridos no programa de estágios profissionais levado a cabo pelo INJ.

Em representação do governo da província, a vice-governadora para o sector político, económico e social, Catarina Domingos, reafirmou que o Executivo local e central estão a executar diversos projectos sociais nos sectores da educação, formação profissional, empreendedorismo e outras áreas para dar emprego a juventude e minimizar as dificuldades que enfrentam.

Leia também
  • 30/04/2019 19:36:29

    Importadores podem fazer pré-licenciamento via electrónica

    Luanda - O Ministério da Economia e Planeamento lançou nesta terça-feira um novo Serviço Electrónico de Pré-licenciamento de Importação de Bens, para melhorar o ambiente de negócio e motivar a actividade económica.

  • 30/04/2019 19:23:57

    Grandes Moagens exporta farelo à França

    Luanda - A empresa angolana Grandes Moagens de Angola (GMA) exportou cinco mil 500 toneladas de farelo de trigo peletizado a granel para França, num carregamento feito no mês de Março.

  • 30/04/2019 19:15:12

    Governo investe USD 5 milhões em fomento agrícola

    Lubango - Cinco milhões de dólares norte-americanos serão investidos, ainda este ano, pelo Ministério da Agricultura e Florestas no Projecto de Recuperação da Agricultura (PRA) nas províncias da Huíla, Cunene e Benguela, um financiamento do Fundo de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).