Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Maio de 2019 | 22h20 - Actualizado em 12 Maio de 2019 | 22h20

Angola: Secretariado Nacional da SADC realiza Workshop

Luanda - O Secretariado Nacional da Conferência para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) realiza, de 13 a 15 de Maio, em Luanda, um Workshop e Formação sobre o Sistema Online de Monitoria e Avaliação, baseado nos resultados do Programa Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (RISDP, na sigla inglesa).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeiras de países membros da SADC

Foto: Henri Celso

A iniciativa, de cariz internacional, tem início previsto para as 08.00 desta segunda-feira, 13, e realiza-se no 7º andar no Edifício I do Ministério das Relações Exteriores, ao Largo António Jacinto, mais conhecido por Largo dos Ministérios, em Luanda.

Trata-se de um exercício que visa avaliar o grau de implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional, uma vez que está a chegar ao fim o último período desde que começou a ser executado (2005-2020).

Nesta acção formativa de três dias, na capital do país, espera-se a participação de um total de 57 agentes executores do RISDP, em representação dos agrupamentos de Desenvolvimento Social e Humano, Agricultura e Recursos Naturais, Infraestruturas, Indústria e Comércio, Finanças e Investimento. 

O RISDP 2015-2020 redefiniu quatro prioridades principais designadamente, Sector (A) – relacionados com o Desenvolvimento Industrial e Integração no Mercado (TIFI); (B) - ligados com Infraestruturas e Serviços (IeS); (C) -  relacionados com a Cooperação Política, Defesa e Segurança (CPDS) e  (D) - na vertente do Desenvolvimento Social e Humano e Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais (DSHPE e FARN). 

O workshop e formação, sob coordenação do Secretariado Nacional da SADC, acontece duas semanas depois de uma missão de avaliação da implementação do RISDP e do SIPO (Plano Indicativo do Órgão de Política, Defesa e Segurança), realizada por consultores regionais recrutados pela Organização. 

O Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional foi aprovado na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, em 2003, para um período de 15 anos, mas começou a sua implementação efectiva apenas em 2005.

O RISDP visa essencialmente providenciar uma orientação clara sobre as políticas e programas da SADC a longo prazo, consubstanciados na Agenda Comum e nos objectivos dessa organização subregional.  

Assuntos Angola   Cooperação   SADC  

Leia também
  • 08/11/2018 07:36:49

    Angola/Zâmbia: Oleoduto avaliado em cinco mil milhões de USD

    Luanda - Cerca de cinco mil milhões de dólares americanos é o montante previsto pelo governo zambiano, para a construção do oleoduto que poderá ser implementado entre Angola e a Zâmbia disse, na noite desta quarta-feira, em Luanda, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Diamantino Azevedo.

  • 04/11/2018 22:01:47

    Peritos de Angola e Zâmbia preparam reunião ministerial sobre petróleo e gás

    Lusaka - Especialistas angolanos e zambianos realizaram neste domingo, em Lusaka, um encontro a fim de preparar a reunião desta segunda-feira entre o ministro angolano dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, e seu homólogo zambiano da Energia, Matthew Nkhuwa.

  • 15/10/2018 18:03:31

    Angola: Potência energética chega a 4.409 MW

    Luanda - O sector eléctrico nacional está a poupar, desde 2017, um total de 669 mil litros de gasóleo/dia, com a entrada em operação de novas centrais hídricas. Isso permitiu ao país ter, actualmente, uma capacidade instalada de quatro mil e 409 Megawatts (MW).