Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Maio de 2019 | 18h05 - Actualizado em 17 Maio de 2019 | 18h58

Academia Huawei certifica ITEL

Luanda - O Instituto de Telecomunicações (ITEL) foi certificado hoje pela Academia da Huawei, no âmbito de um acordo firmado em 2018 e que já permitiu formar 235 estudantes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Director-geral do ITEL, André Pedro

Foto: Clemente dos Santos

O acordo, firmado a 17 Maio de 2018, permitirá, além de formação de estudantes, conduzir a outras acções de formação ligadas à segurança, wireless e também às transmissões.

Segundo o sub-director Executivo da Huawei, Lin Hongzhen, que falava no seminário sobre a “Interactividade na plataforma TV digital terrestre e concepção de middlewares”, a parceria vai permitir também que três representantes de Angola participem, este mês na China, numa

final de um concurso sobre Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), representando o país.

O executivo da Huawei, Lin Hongzhen, referiu, no evento alusivo ao Dia internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação ( 17 de Maio), mas sem precisar, que têm colhido já vários frutos, fora da formação. 

Em virtude da cooperação com a Angola, a Hawei doou ao ITEL vários equipamentos de formação e de treinamento

Por sua vez, o director-geral do ITEL, André Pedro, disse que o acordo, que culminou com a inauguração da academia da Huawei, já está a produzir resultados positivos, daí que para além da certificação, a empresa entregou oito telemóveis, igual número de switch, 20 computadores, totalizando 58 dispositivos com os doados na primeira fase ( rooters e switch).

Explicou que que a academia apurou quatro finalistas do Itel que vão a China no dia 23 do corrente mês para uma competição mundial de programação realizada pela huawei, depois de os mesmos terem vencido a fase africana disputada na África do Sul, onde conseguiram o 2º lugar.

Para além da academia da Huawei, o ITEL tem parceria com a academia Cisco e representa os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

O ITEL foi criado a 29 de Abril de 1985, pelo governo de Angola, mas só arrancou o seu 1º ano lectivo em Setembro 1989 com 2 turmas (A e B) da 9ª classe.

A Huawei, fundada a15 de setembro de 1987, é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações sediada na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, na China. É a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo, tendo ultrapassado a sueca Ericsson em 2012.

Leia também
  • 17/05/2019 18:56:13

    Governo aprimora reenquadramento da actividade ambulante

    Luanda - O governo está a promover acções tendentes a orientar economicamente os jovens comerciantes ambulantes, objectivando transformá-los em pequenos ou médios empreendedores, assegurou hoje, (sexta-feira), a secretária de estado para a Juventude, Guilhermina Fundanga.

  • 17/05/2019 18:36:40

    Secretário de Estado apela ao uso responsável dos meios de comunicação

    Luanda - O secretário de Estado para as Telecomunicações, Mário Oliveira, apelou hoje, particularmente aos jovens, ao uso racional e responsável dos meios de comunicação com realce para as redes sociais.

  • 16/05/2019 21:12:29

    Sonangol e Agência de Petróleo e Gás assinam acordos

    Luanda - A Sonangol e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) assinaram nesta quinta-feira, em Luanda, dois contratos de cooperação, que visam melhorar a produção e o funcionamento destas entidades públicas, assim como fortalecer a sua relação.