Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Maio de 2019 | 20h08 - Actualizado em 16 Maio de 2019 | 20h08

Insuficiência de técnicos veterinários dificulta vacinação

Saurimo - A insuficiência de técnicos veterinários dificulta o programa de vacinação de rotina do gado bovino na província da Lunda Sul, informou hoje, em Saurimo, o chefe de departamento do Instituto dos Serviços Veterinários (ISV), António Miguel Chiteca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o responsável disse que a província conta com apenas um médico veterinário e três técnicos.

Na sua óptica, para corresponder a demanda, necessitaria de mais 20 técnicos, com vista a dar cobertura e imunizar os animais suínos, caprinos, bovinos e outras espécies provenientes além do sul do país, da RDC e Zâmbia.

Instado sobre a existência de vacinas no departamento, Anónio Chiteca informou existir número suficiente estimado em 11 mil e 712 para animais de estimação.

Relativamente o controlo da higiene nos talhos, disse existir quatro devidamente licenciados para o exercício da actividade, tendo em conta a importância da sanidade animal e saúde pública.

Por outro lado, apelou os consumidores a evitarem a compra de carne em residência de pessoas singulares que abatem o gado, pois não se sabe se o mesmo está ou não vacinado e que doenças pode ter, causando riscos a saúde humana.

“Os animais podem apresentar doenças como sarnas, dermatofiloses (feridas crónicas e furúnculos), que consumida pode levar a problemas graves de saúde”, reiterou.

Garantiu que o governo provincial está a estudar a possibilidade ainda este ano abrir um matadouro, que visa facilitar a população adquirir carne em quantidade e qualidade desejada.

Até ao momento o departamento provincial do Instituto dos Serviços Veterinário (ISV) vacinou de Janeiro a presente data, mais de 156 animais de estimação, contra 421 do período homólogo de 2018, cujo processo decorrerá até Dezembro do ano em curso, prevendo imunizar cerca de 500 animais.

Leia também
  • 16/05/2019 19:40:39

    Aberta conferência sobre Oceanos em que Angola participa

    Lisboa (Da correspondente) - A Conferência Ministerial Internacional denominada "Oceans Meeting2019", em que participa a ministra angolana das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, foi aberta hoje, em Lisboa, pela sua homologa portuguesa, Ana Paula Vitorino.

  • 16/05/2019 18:36:16

    Graduação de Angola dos PMA depende do seu desenvolvimento

    Luanda - A transição de Angola dos Países Menos Avançados (PMA) para os de Rendimento Médio em 2022 depende dos seus esforços no domínio do desenvolvimento humano, bem-estar e de estrutura económica, afirmou hoje o ministro da Economia e Planeamentol, Pedro Luís da Fonseca.

  • 16/05/2019 18:14:58

    INADEC capacita técnicos em matérias de higiene alimentar

    Saurimo - Quarenta e dois técnicos de empresas privadas do ramo hoteleiro que prestam serviços na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, foram hoje (quinta-feira), na circunscrição, capacitados sobre higiene e segurança alimentar.