Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Maio de 2019 | 19h15 - Actualizado em 25 Maio de 2019 | 19h15

Feira de produtos agrícolas reúne camponeses em Saurimo

Saurimo - Cerca de sessenta camponeses rurais participam desde hoje, sábado, em Saurimo, província da Lunda Sul, numa exposição de venda de produtos agrícolas, numa actividade enquadrada nos festejos do 63º aniversário da cidade, a comemorar-se dia 28 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Exposição de produtos agrícolas numa feira em saurimo

Foto: ANGOP

Na feira, estão expostos produtos como mandioca, abóbora, milho, feijão, batata-doce, batata rena, banana pão, banana de mesa, cana-de-açúcar, amendoim, limão, laranja, ananás, tomate, cebola, entre outras colheitas.

Em declarações à Angop, o expositor e sócio gerente da fazenda agrícola “Cazua”, Mário Cazua, disse que a feira está a ser proveitosa por estar a permitir a troca de experiência, apresentação de produtos e realização de negócios.

Frisou que, além da venda de produtos, os participantes estão a trocar sementes agrícolas e a partilhar de conhecimento sobre as técnicas de tratamento das culturas e combate das pragas.

Já a camponesa Maria Domingos fez saber que levou para a feira mandioca, batata rena, cana-de-açúcar e tomate, tendo já vendido parte dos seus bens.

Encorajou a Administração Municipal de Saurimo no sentido de realizar, trimestralmente, eventos iguais para facilitar os camponeses a comercializarem os produtos, visto que muito desses bens degradam no campo por falta de escoamento.

Informou que os camponeses necessitam de tractores, enxadas, catanas, limas, adubos, motas de três rodas, para ajudar a aumentar a produção e escoar os produtos do campo para a cidade.

Na ocasião, o administrador municipal de Saurimo, Neves Romão, ressaltou que o objectivo da actividade é promover a comercialização dos produtos agrícolas e proporcionar a partilha de experiencia entre os produtores.

A iniciativa, ressaltou, visa também contribuir no incentivo e promoção da prática agrícola, ajudar no programa de combate à fome e à pobreza nas comunidades.

Fez saber que a Administração Municipal de Saurimo vai apoiar, nos próximos dias, os camponeses com sementes, material de trabalho e formação para melhorarem os seus serviços e aumentarem a produção.

Leia também
  • 25/05/2019 18:33:19

    Governo aposta no fortalecimento do empresariado

    Ndalatando- O Governo da província do Cuanza Norte está apostar no fortalecimento do empresariado local, através da implementação de medidas que privilegiem o crescimento desta classe na região afirmou, este sábado, em Ndalatando, o governador da circunscrição, Adriano de Carvalho.

  • 25/05/2019 10:13:14

    Huíla: Finanças arrecada mais de 68 milhões na venda de taxa

    Lubango - A repartição fiscal do Lubango arrecadou de Fevereiro à presente data, 68 milhões e 233 mil e 428 Kwanzas na venda de seis mil e 968 selos da taxa de circulação, valor distante das receitas de 2018, fixadas em 85 milhões, a razão de nove mil unidades.

  • 25/05/2019 04:17:13

    Angola precisa de arte para divulgar seu potencial turístico

    Luanda - A ministra do Turismo, Ângela Bragança, afirmou na madrugada de hoje (dia 25) que Angola precisa de arte para divulgar o seu potencial turístico e cultura aos turistas e interessados em investir no país.