Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

22 Maio de 2019 | 01h01 - Actualizado em 21 Maio de 2019 | 23h04

Huíla vai vacinar um milhão de bovinos

Chibia - Um milhão de cabeças de gado bovino é a meta das autoridades da Huíla para a campanha de vacinação lançada terça-feira, na Chibia, a 42 quilómetros a sul do Lubango, num processo que segue até Julho deste ano nos 14 municípios, dois anos após a última, que na altura atingiu 670 mil animais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Gado bovino

Foto: morais silva

Por dificuldades de dinheiro e disponibilidade de vacinas no mercado local, a província da Huíla ficou dois anos sem o processo de vacinação de animais.

Falando no acto de lançamento da campanha, na comuna de Capunda Cavilongo, município da Chibia, a director provincial da agricultura, pecuária e pescas da Huíla, Mariana Chiloca Soma, disse que estão disponíveis mais de um milhão de doses de vacina contra peripneumonia, a principal doença que afecta o efectivo ganadeiro da província.

Sublinhou que a meta é imunizar pelo menos um milhão de bovinos, de um universo de um milhão e 243 cabeças de gado controladas na província.

Estima-se que na Huíla existam mais de dois milhões de cabeças de gado, mas a média vacinada fixa-se sempre próximo de um milhão, já que alguns criadores tradicionais furtam-se da vacinação, por recear doenças "provocadas" pelo medicamento convencional.

Leia também
  • 20/05/2019 18:28:37

    Banco Mundial apoia sector privado em Angola

    Lubango - O Banco Mundial (BM) pretende, para o período 2020-2025, incrementar o financiamento ao sector privado em Angola, para impulsionar a diversificação económica, afirmou hoje, na cidade do Lubango, o representante do BM em Angola, Olivier Lambert.

  • 19/05/2019 13:43:51

    Huíla quer ser referência mundial na produção de carne

    Lubango - Cem milhões de dólares norte-americanos são necessários para financiar um projecto de fomento pecuário da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), que deve em três anos acelerar a produção de carne de 20 para 40% ano, um valor que deve em breve ser disponibilizado pelo governo.

  • 16/05/2019 21:36:53

    Infra-estruturas integradas com 40 quilómetros asfaltados

    Lubango - Quarenta quilómetros, dos 100 previstos, nas obras de infra-estruturas integradas da cidade do Lubango, capital da Huíla, estão completamente asfaltados, o que corresponde a 60 % por cento de execução física global.